A manhã desta sexta-feira (23/04) foi marcada por uma visita especial na obra que abriga a construção do Centro de Radioterapia em Bagé. O local terá área edificada de 800 metros 2. Serão utilizadas cerca de 102 toneladas de aço e 115 m2 de concreto. Cerca de 45 trabalhadores estão envolvidos diretamente na construção.
No momento, o trabalho está concentrado na finalização das paredes do bunker, local onde será instalado o acelerador linear, dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação usada em diversos tratamentos.
A visita contou com a presença do prefeito Divaldo Lara, vice-prefeito Mário Mena Kalil, deputado estadual Luís Augusto Lara, secretária de saúde Adriane Cunha Simões Pires, secretário de Gestão e Planejamento Ronaldo Hoesel, presidente da Câmara de Vereadores Augusto Lara e vereador Rodrigo Fialho.
O engenheiro da empresa fiscalizadora, Concremat, Guilherme Borges, detalhou todas as fases da obra, mostrando etapa a etapa a todos os presentes. “Não estamos entregando apenas uma obra e sim tratamento. Um marco muito importante que estamos realizando com muito orgulho”, declarou.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, lembrou que esta é a única obra deste tipo em andamento no Rio Grande do Sul. “Estamos muito felizes porque esse projeto saiu do papel e com muita dedicação foi possível em nossa gestão. Atenderemos de 80 a 120 pessoas. É mais do que uma estrutura física, é esperança, sonho, humanidade, tratamento digno para quem mais precisa”, resumiu.
O deputado Lara destacou as mais de duas décadas de luta pelo centro. “Muita emoção em fazer esta visita e relembrar toda a trajetória até aqui. É um benefício não só pra Bagé mas para todo o Estado, pois vai desafogar Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas”, pontuou.
A obra teve início no fim de outubro, ao lado do setor da oncologia da Santa Casa de Caridade de Bagé, com investimento de R$ 10 milhões. O projeto faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), que visa ampliar e criar novos serviços de radioterapia.
Texto: Maritza Costa/Especial GJ