Mesclar com atletas mais experientes é um dos objetivos da direção técnica para driblar a pouca idade do elenco.
A entrevistada de hoje da coluna Damas da Bola é a zagueira de Bagé Josiane Machado, no mês de fevereiro ela realizou um sonho ter a oportunidade de entrar para um clube que vai disputar o Campeonato Gaúcho, e ainda melhor no clube do seu coração.
Josi vai ajudar muito a equipe do Guarany com sua experiência, pois o grupo é muito jovem e precisa essa mescla de idade, ela sabe da responsabilidade que terá de liderar o time e se mostra ansiosa para disputar o seu primeiro jogo pela equipe.
Josi começou bem cedo a jogar futebol, na época onde o preconceito com as mulheres que se aventuravam a jogar ainda era maior, mas ela nunca se deixou abalar com as dificuldades ganhando diversos títulos de futsal em Bagé, inclusive tendo jogado junto com a Daiane Bagé, o maior nome do futebol feminino revelado até hoje na Rainha da Fronteira.
Josi é uma zagueira muito segura que não costuma dar espaço para as atacantes adversárias, abaixo vocês vão poder conferir um pouco dessa linda história de Josiane Machado.
Com que idade a Josi começou a jogar futebol e onde foi?
Comecei aos 14 anos jogando no time de futebol de campo do Caixeiral em 1995 com o treinador Pingo, depois futsal em 1997 na escola Carlos Kluwe , com o professor Coelho e no time do Celeste que inclusive joguei junto com a Daiane Bagé, e naquele tempo o futebol feminino não era muito bem visto para mulheres ,havia muito preconceito .
E teus pais apoiavam você para jogar?
Na real eles não gostavam muito, mas nunca me impediram de jogar, mas sempre vinham com aquela frase " futebol não é pra mulher ", eu não dava muita importância pra isso, sempre gostei e ainda gosto muito de jogar. Meu avô que me incentivava sempre, era ele que me treinava antes de começar no time do Caixeiral.
Você chegou a treinar em Escolinha de base ou sempre jogou contra atletas mais velhas que você?
Escolinha não havia naquele tempo, sempre joguei contra as mais experientes e as meninas que tinham minha idade também.
A Daiane Bagé já era diferenciada quando jogava junto com você?
Nossa, a Daiane sempre foi diferenciada, ela era o pulmão do time, sempre dedicada e uma pessoa com uma humildade total, sempre nos apoiando. Palavras não expressam as qualidades da Daiane, só quem conhece ela sabe.
E você tem muitos títulos no futsal bageense? Tem algum em especial que marcou mais?
A maioria dos títulos que tenho foi quando jogava pelo time do Celeste. Creio que todos que ganhamos tenham sido de maneira especial e todos marcaram bastante.
Josi qual a sensação de ser aprovada na seletiva do Guarany?
Não tenho palavras pra explicar, é um sonho que TODAS NÓS MULHERES QUE AMAMOS FUTEBOL gostariam que se realizasse , e ainda mais representar o time do coração é um sonho realizado pra mim.
E jogar um Campeonato Gaúcho vai ser a realização de um sonho?
Com certeza, só de saber que iremos participar do Gauchão, já começo a contar os dias e as horas, sonho realizado para todas que vão participar pela primeira vez.
E quais jogadoras você é fã?
No futsal a Amandinha, no futebol de campo a nossa Rainha Marta.
Quais teus principais pontos fortes dentro de campo?
Eu sou uma atleta muito dedicada em tudo que faço, meu ponto forte é a marcação, chegada firme sem medo de divididas, assim eu me descrevo.
E você está conseguindo treinar mesmo durante a pandemia?
Com essa função da pandemia, a loja onde trabalho se encontra fechada, estou aproveitando o tempo livre pra treinar, tenho a ajuda do meu esposo Josemar e do meu filho Gabriel, eles estão me apoiando bastante.
O que você achou do nível técnico da seletiva, alguma atleta te chamou mais atenção?
Nível técnico super elevado, todas meninas de parabéns, super dedicadas. Três meninas me chamaram bem mais atenção, com 11 anos e futebol de gente grande, terão um belíssimo futuro pela frente!
Uma cidade do tamanho de Bagé não demorou muito tempo para ter una equipe feminina no Campeonato Gaúcho?
Pelo tamanho da cidade e pelo nível de atletas que temos aqui realmente demorou muito sim, faltava um pouco de incentivo no futebol de campo, graças a tua dedicação "Cléo "iremos representar muito bem a cidade.
Ficha Técnica
Nome : Josiane Machado
Idade: 39 anos
Altura : 1,59
Peso:55kg
Posição: Zagueira
Por: Cléo Moura