Coluna Mauricio Campos
O século XXI, mais, precisamente, o ano de 2020, vem mostrando que a humanidade, as pessoas estão se superando, reinventando.
Minha coluna desta semana era para ser uma crítica ferrenha ao PSOL – Partido Socialismo e Liberdade de Bagé - pois a ex - direção não teve eficiência de construir e robustecer o partido em Bagé e Lavras do Sul, muito pelo contrário, um ex - dirigente da sigla, que é CC de deputados psolistas há alguns anos, deixou seus correligionários e conterrâneos com o pincel na mão – digamos assim. Todavia, este tema vai ficar para o artigo da semana que vem. O desta semana é superação, educação, sonhos realizados e perseverança.
Honorata Portela – licenciada em Filosofia pela UFPEL, Universidade Federal de Pelotas. Honorata é exemplo de superação e persistência. Quem é esta mulher?
Honorata Portela é Servente Merendeira (ou como ela diz – serventa merendeira, igual a Presidenta) da Prefeitura Municipal de Bagé; tem 59 anos e neste fevereiro de 2021 colou grau em Filosofia EAD – Pólo da UFPEL de Hulha Negra.
Dona Honorata é irmã de um conhecido, Jesus Portela – petista e mainardista dos quatro costados, ambos são crioulos dos Olhos D'Água; ambos estudaram nas Brizoletas – escolas construídas pelo governador Leonel Brizola. Desde a década de 50, o caudilho se preocupava com a inclusão social, com o trabalhador, com o pobre e com a educação. As brizoletas tiraram muita gente da pobreza e da servidão a estancieiros.
Mas a artista principal deste texto é Honorata, uma mulher de voz fina e amorosa com seus animais de estimação, mas de uma fibra invejável. Honorata está para se aposentar dentro de três anos – poderia, muito bem, sentar e dizer que está com 59 anos, que não havia mais tempo para correr atrás dos sonhos e que esperava a morte. No entanto, os sonhos fizeram com que vencesse a morte e a adversidade. Conforme entrevista concedida, ela afirmou que há alguns anos foi diagnosticada com câncer e que foi o sonho de se formar na faculdade que lhe deu forças; trabalhou por mais de 20 anos no frigorífico pampeano, trabalhou na COOTRABA e fez concurso para a prefeitura.
A mais nova filósofa pretende fazer pós, mestrado e doutorado e, no futuro, dar aulas. O que ela nos traz é uma mensagem de superação e de que não há idade e nem tempo para correr atrás dos sonhos. Nos ensina que, por mais difícil que seja a vida ou as situações, nunca devemos desistir. Lembremo - nos de Roberto Marinho que iniciou seu novo empreendimento – a REDE GLOBO – aos 65 anos de idade. Lembremo - nos do mais novo programa da globo – The Voice +, este programa é para artistas e músicos que têm idade superior a 60 anos, ou seja, eles vão todos os domingos, em rede nacional, mostrar que a superação, a busca pelos sonhos e a perseverança nunca devem esmorecer.
O filme “Estrelas além do tempo” mostra essa temática, pois são três negras da década de 50 trabalhando na NASA, lembrem - se que nos anos 50 o racismo era latente nos EUA. Não obstante, as mulheres superaram as adversidades, formaram-se em matemática, física e engenharia. Tais figuras foram as artífices e principais pilares da primeira viagem do homem na órbita da terra – tanto que o fato virou filme.
Honorata Portela é a nossa estrela além do tempo, a crioula dos Olhos D'Água superou o desemprego, a doença, as dificuldades financeiras, o preconceito com relação a idade avançada e venceu o maior obstáculo - ela mesma, ou seja, não se deixou abater e não desistiu. Muito pelo contrário, foi à luta e conquistou o sonho buscado por mais de 40 anos, a formação em um curso superior, a graduação em uma faculdade. Agora, novas etapas surgem – a aposentadoria, o pós, o mestrado, o doutorado e a aplicação de aulas. Certamente, será uma excelente educadora, uma excelente professora, pois já é uma excelente filósofa.
Platão, Aristóteles, Tales de Mileto, Marx, Engels, Sócrates, Epicuro, Max Weber, Franz Kafka, Sun Tzu, Maquiavel, Hipócretes, Nietzsche e tantos outros pensadores devem estar deslumbrados, onde quer que estejam, com a mais nova filósofa, a mais nova formadora de senso crítico e mais nova pensadora do século XXI, Honorata Portela.
Por: Mauricio Campos