Portal de Notícias Administrável desenvolvido por BIG NEWS

Saúde

BAGÉ PASSA A OFERECER SERVIÇO INÉDITO COM INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE MEDICINA NUCLEAR

O serviço, que agora começa a ser oferecido à população bageense e da região, é inédito na história da cidade e completa o ciclo de diagnóstico de cardiologia e oncologia, com os exames de cintilografia, uma técnica de medicina nuclear que permite que as imagens sejam obtidas após os pacientes receberem substâncias que os tornam radioativos.


Foto: Divulgação

No início da noite desta sexta-feira (15/01), em solenidade restrita obedecendo os protocolos de segurança sanitária, foi inaugurado o Centro de Medicina Nuclear de Bagé (Cemenba). O evento contou com a participação do prefeito Divaldo Lara, acompanhado do deputado estadual Luís Augusto Lara, vice-prefeito Mário Mena e vereadores Cláudia Messias e Xuxa, bastante ligados às demandas da área da saúde. Representantes da provedoria da Santa Casa de Caridade de Bagé também prestigiaram a inauguração.

O serviço, que agora começa a ser oferecido à população bageense e da região, é inédito na história da cidade e completa o ciclo de diagnóstico de cardiologia e oncologia, com os exames de cintilografia, uma técnica de medicina nuclear que permite que as imagens sejam obtidas após os pacientes receberem substâncias que os tornam radioativos. O procedimento pode ser usado na análise de componentes como ossos, tecidos e sistemas corporais. Até então, as cidades mais próximas que atendiam os pacientes locais eram Pelotas e Santa Maria.

Na nova clínica, serão realizados exames de cintilografias miocárdicas, cintilografias ósseas e de tireóide, o que vai ajudar muito os pacientes da cidade de Bagé que não precisarão fazer deslocamento para o diagnóstico preciso, conforme explicou o médico Rafael Alcalde, um dos responsáveis pelo local.

“Nessa geração não poderíamos perder o Rafael para outras cidades e outro estado. Os investimentos que vêm fazendo na área médica, cardiológica e agora também na cintilografia oncológica são essenciais. Foram sete anos de peregrinação para chegar até aqui”, lembrou o deputado Lara, detalhando também o extenso e exitoso processo que trouxe serviço de oncologia para a cidade e a construção da radioterapia. “Queremos além do Ipê e da Unimed, que este serviço seja também credenciado pelo SUS para que não ocorra mais o desgaste dos pacientes que precisam viajar para realizar exames. Precisamos aproveitar que nosso prefeito tem as portas abertas com o governo federal e do estado para buscarmos esta conquista. Hoje, graças ao trabalho de muitos, Bagé começa a fazer com que os seus filhos e filhos da região possam ter aqui seu tratamento para aquilo que são os maiores males, os que mais matam, que é o coração e o câncer”, resumiu.  “Temos muito para fazer e muito já foi feito. Está na hora de nós contarmos essas histórias, porque do legado que deixamos para as novas gerações”, concluiu.

Mário Mena destacou que o momento coroa e fecha o ciclo de diagnóstico em Bagé. O vice-prefeito ressaltou, ainda, que muitas pessoas têm sido salvas pelo convênio do município com a Santa Casa para a realização de angioplastias. “Avançamos muito. E agora estamos fechando esta outra ponta, era o que faltava em Bagé, tanto na área do coração como na oncologia, possibilitando um ciclo completo de diagnóstico. E com a vinda da radioterapia não vamos depender de ter que mandar pacientes a outras cidades. Estamos dizendo à região que temos condições de diagnosticar, tratar, operar e dar continuidade. Neste momento de pandemia onde as estruturar se encolheram, Bagé cresceu, sendo umas das poucas cidades que inaugura serviços no momento mais difícil no Brasil e no mundo”, ponderou.

Divaldo comentou que somente quem é construtor de sonhos e projetos com ousadia sabe o sacrifício que é para se chegar a um momento como este. “Quantas reuniões, quantos entraves foram destravados para se chegar até aqui. A articulação do deputado Lara possibilitou que os pacientes de convênio pudessem se tratar aqui na oncologia pelo SUS. Agora estamos aqui falando em credenciar este serviço pelo SUS, serviço que nunca antes na história de Bagé foi oferecido. Estamos falando mais do que de uma área física. Isso significa imaginarmos que pessoas não precisarão ir para estrada buscar diagnóstico para suas doenças. Para se conquistar avanços para a nossa região é necessário a coragem e perseverança de homens como deputado Lara, o médico Rafael, Mário Mena e tantos outros anônimos de bastidores, de articulação. Mulheres, equipes, pessoas de bem que enxergam que para a cidade e região crescerem precisam ter essa soma de esforços”, disse, destacando a importância da união para luta de benefícios para a cidade. “Mais do que mudar trecho de letra de hino do Rio Grande do Sul, precisamos proporcionar serviços, condições das pessoas terem dignidade, conquistas de fato, como essas de hoje aqui. Eu sou parte desta luta, não sou responsável final sem dúvida nenhuma, muito longe disso, mas comemoro como prefeito, como cidadão bageense e principalmente como agente de transformação. É com muito orgulho que neste momento celebramos o início de um dos mais importantes serviços prestados pelo município, que está transformando Bagé em um polo de saúde”, destacou.

o Centro de Medicina Nuclear de Bagé (Cemenba) Bagé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!