A Embrapa e a Prefeitura de Bagé assinaram, na sexta-feira (11) à noite, durante a 107ª edição da Expofeira, um protocolo de intenções para implantação de uma unidade demonstrativa (UD) do programa Balde Cheio no município. O ato aconteceu no estande do Núcleo de Criadores de Jersey de Bagé, localizado no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.
O objetivo é impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na Região da Campanha, através do projeto que completa 21 anos e se tornou uma das estratégias nacionais da Embrapa para a pecuária leiteira. O produtor rural Isidoro da Silva Machado, que vai receber a UD do programa, trabalha com leite há sete anos e destacou a importância da implantação do Balde Cheio em sua propriedade. “Não tenho palavras para agradecer, é uma oportunidade de crescer, de melhorar a produção”, disse.
Presente no ato, o prefeito de Bagé, Manoel Machado, destacou o projeto como estratégico para o município, podendo servir de referência para outros produtores da região. “É um passo muito promissor, fazer com que as propriedades se desenvolvam no sentido de produzir mais com menos custo, fazendo com que o leite se torne forte na nossa região. Temos tudo para que isso aconteça, isso é gerar emprego, renda e desenvolvimento”, disse.
O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, destacou a relevância de, através da parceria com a Prefeitura de Bagé, fortalecer a cadeia produtiva do leite e estreitar cada vez mais a relação com o produtor. “A Embrapa é uma empresa de pesquisa, mas de pesquisa e inovação, e esta é a palavra-chave, a inovação, que significa a pesquisa e a tecnologia realmente chegando no campo e fazendo a diferença para o produtor”, pontuou.
Como participar
Os produtores e extensionistas rurais do Rio Grande do Sul que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com as Unidades Embrapa Pecuária Sul (Bagé) e Embrapa Clima Temperado (Pelotas), através dos contatos (53) 3240-4650 e (53) 3275-8400, respectivamente.
Conheça mais sobre o Programa Balde Cheio no site da Embrapa. www.embrapa.br/balde-cheio
Embrapa / Redação GJ