As Sereias da Vila, como é chamada a equipe feminina do Santos, é uma das mais tradicionais equipes do país, inclusive com passagem da rainha Marta.
A entrevistada de hoje da coluna Damas da Bola é a goleira bageense Eduarda Bulcão de 14 anos de idade que atualmente defende a categoria sub-15 do Santos tradicional equipe feminina de São Paulo, onde já atuou a Rainha Marta. Duda começou muito cedo sua carreira no futebol devido o incentivo de seu pai Dilson Couto, ela em Bagé atuou pelas escolinhas TP e Flamenguinho e em 2019 jogou sua primeira competição de campo pela João Emilio de Candiota, logo após fez teste e passou na categoria sub-17 do Corinthians, porém por possuir 13 anos de idade não pode ficar no alojamento do clube, em Janeiro de 2020 ela disputou a IberCup pela equipe Pride Club de Guaíba onde foi uma das principais jogadoras da equipe, chamando a atenção do Internacional e Chapecoense para onde ela foi jogar posteriormente, porém após contato do Santos ela aceitou o desafio e hoje faz parte do elenco das Sereias da Vila, abaixo vocês conferem a entrevista com essa grande revelação do futebol brasileiro que leva o nome de Bagé por onde vai.
Com que idade você percebeu que gostava de jogar futebol?
Bom com oito anos via meu pai jogar e foi daí que criei esse amor.
Teu pai é o teu principal incentivador?
Sim, desde o começo era ele que me ajudava, me treinava, me apoiava junto da minha mãe.
E você chegou a atuar em alguma escolinha em Bagé?
Sim na TP, e no Flamenguinho.
Como foi jogar o Campeonato Gaúcho categoria sub-14 pela João Emilio?
Bom foi uma experiência inesquecível, pois foi meu primeiro jogo em campo, os resultados não foram como eu esperava, mas valeu muito a pena.
Em Janeiro você jogou um campeonato de base em Porto Alegre (IberCup), pela equipe do Pride Clube de Guaíba. Conte um pouco sobre essa experiência?
Foi uma experiência muito boa, pois foi lá que descobri que realmente tinha potencial para o futebol, os resultados foram ótimos, fiz novas amizades que levarei para vida toda fora que ficamos em quarto lugar e não tem preço saber que ficamos entre os quatro melhores da competição.
Como você avalia o seu desempenho na IberCup?
Bom, acho que eu fui melhor do que o esperado e cada jogo que passava eu me superava mais e mais e também saber que você é uma das goleiras menos vazadas dá um gás extra (risos).
Nos conte sobre o teste no Corinthians?
Bom o Corinthians foi em novembro do ano passado, fiquei três dias em fase de teste até eles falarem quem foi aprovada e foi uma pena não poder te ficado.
Porque você acabou não ficando na base do Corinthians?
Não tinha idade pra ficar no alojamento e infelizmente não pude ficar
E como aconteceu sua ida para a Chapecoense?
Então em janeiro teve uma peneira lá e eu iria participar, mas como teve a competição meu pai conversou com os responsáveis da chapecoense e explicou a situação e eles falaram que tudo bem e que eles iriam me avaliar pela competição. E eles tiveram interesse em mim e me convidaram pra fazer uma semana de teste
Como foi a experiência de morar em outra cidade (Chapecó) longe dos teus pais?
Bom no começo foi meio difícil, pois a saudade era grande, mas com o tempo fui me acostumando
Como surgiu a oportunidade de ir jogar no Santos?
Bom. Eles viram os meus vídeos no meu Instagram e tiveram interesse e entraram em contato com o meu pai perguntando se eu não queria fazer um mês de teste no projeto meninas em campo que tem parceria com Santos.
E hoje você mora em alojamento aí em Santos?
Isso, numa casa de atletas.
O que o Santos oferece de estrutura para suas atletas?
Eles oferecem fisioterapia, alimentação, e o alojamento.
Quais dias vocês treinam e são muito puxados?
A gente treina segunda, quarta e sexta das 14h às 16h e são bem puxados.
Como é treinar durante a pandemia?
Bom é bem complicado, porém como sou goleira pra mim é mais fácil porque meu treino não exige muito contato físico, mas por conta do covid-19 estamos paradas neste momento.
Quais teus sonhos no futebol?
Meu sonho é poder criar minha carreira, e quem sabe ser convocada pra seleção brasileira.
Quais jogadoras você é fã?
Aline, Marta, e Cristiane
Quais teus principais pontos fortes?
Bom meus pontos fortes são bolas rasteira, encaixe, bola meia altura, saída de bola.
Ficha Técnica
Nome: Maria Eduarda Bulcão Pereira
Idade:14 anos
Altura:1,70
Peso:62kg
Clubes: João Emilio, Pride Clube, Chapecoense e Santos.
Por: Cléo Moura