Começou, nesta segunda-feira (07), a campanha de vacinação contra o sarampo em Bagé. A Secretaria da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através do setor de imunização, pretende imunizar 95% do público infantil. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde.
Conforme a coordenadora municipal de imunizações, Tatiana Miranda, esta Campanha Nacional de Vacinação é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil e será realizada em duas etapas. Na primeira, serão vacinadas crianças menores de cinco anos. Já no segundo período, que começa em novembro, o público-alvo são pessoas entre 20 e 29 anos.
O “Dia D” Mobilização Nacional da Campanha acontece em 19 de outubro, das 8h às 17h, em todos os postos do município e mais a unidade móvel na Praça Silveira Martins (Coreto).
Segundo o Ministério da Saúde, estes dois públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia, considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Ainda, especificamente as crianças menores de cinco anos, estão na faixa etária com maior número de internações e apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.
Tatiana reforça a segurança da vacina. “A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal-estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica.
PrefBagé