Yohanna Agurto usou uma imagem de Mel Gibson do filme de 1995 “Coração Valente” para promover sua marca de mel “Miel Gibson” com o slogan “apenas para os valentes”.
Nesta semana, Agurto recebeu uma carta dos advogados do ator dizendo que o uso do nome e da imagem do astro violavam os direitos de Gibson, ameaçando medidas legais caso ela não retire o produto de circulação imediatamente.
A carta foi assinada por um assistente da advogada californiana Leigh Brecheen. Nem o porta-voz do escritório de advocacia de Brecheen em Beverly Hills, nem o porta-voz de Gibson responderam imediatamente a pedidos por comentários.
Agurto disse à Reuters de sua casa na capital Santiago que estava tão assustada por ter recebido a carta na quarta-feira, que deletou sua conta de e-mail do trabalho.
Ela havia acabado de começar a embalar e vender o produto do sul do Chile em junho após a pandemia de coronavírus causar desemprego generalizado, disse, acrescentando que havia apenas ganhado o suficiente para sustentar sua família.
“Isso surgiu de necessidade. Eu fiquei sem trabalho por causa da pandemia”, contou Agurto.
Após compartilhar a carta com a imprensa chilena, seus seguidores nas redes sociais cresceram “exponencialmente”.
Na quinta-feira, ela dirigiu um apelo direto ao próprio ator no Twitter: “Caro #MelGibson, deixaria usarmos sua imagem no nosso mel, por favor? Meus filhos e eu seríamos infinitamente gratos. Nosso mel é apenas para corações valentes”.
À noite, a conta no Twitter @Miel_Gibson_ enviou uma mensagem em inglês solicitando permissão para usar o nome e a imagem do ator no filme, com mais de 6.000 curtidas.
Por Natalia A. Ramos Miranda
REUTERS/Por Natalia A. Ramos Miranda