A atleta revelada pelo Pelotas, por sua postura em romper as zagas adversárias, joga atualmente no Grêmio
A entrevistada de hoje da coluna Damas da Bola é Andressa Ramos a Andressinha, atacante de 17 anos, revelada pelo Pelotas e hoje defendendo a categoria sub-18 do Grêmio. Sem sombra de dúvidas Andressinha é uma das principais dribladoras do futebol gaúcho e aliada a habilidade e velocidade, se deixar ela colocar a bola na frente é difícil de ser parada, ela costuma romper as zagas adversárias como uma flecha e para conseguir lhe parar só se fizer uma falta, é aquela atacante de lado de campo que os treinadores gostam de contar para poder romper as defesas adversárias mais fechadas, basta apenas um pequeno descuido e ela sai na cara da goleira onde normalmente faz o gol ou deixa suas companheiras livres para balançar as redes.
Depois de defender as Lobas por três temporadas ela foi emprestada para o Avai de Santa Catarina e posteriormente foi para o Grêmio onde quer se firmar e chamar atenção da Seleção Brasileira seu principal sonho no momento e se depender do seu talento isso vai acontecer em seguida, abaixo vocês conferem um pouco de sua trajetória.
Me conta Andressinha como começou essa paixão pelo futebol?
Desde muito nova sempre fui muito ligada ao futebol, trocando todos os brinquedos por uma bola, querendo jogar com os meus primos e amigos, essa paixão pelo futebol começou muito cedo.
E você jogou em alguma escolinha?
Com cinco anos entrei na escolinha Piazzito’s de São Lourenço do Sul, onde fiquei até o final de 2016.
E você treinava com os meninos ou eram somente meninas?
Eram mais meninos, poucas meninas.
Como aconteceu sua ida para o Pelotas?
Em março de 2017 fiz teste no Pelotas.
Qual a sensação de ser aprovada numa das melhores bases do Rio Grande do Sul?
Fiquei muito feliz, era muito diferente do que estava acostumada em São Lourenço, quando o professor Marcos postou a lista das aprovadas, fiquei extremamente feliz, era uma experiência nova e sabia que tinha muito a aprender com todos eles.
Quantos anos defendeu o Pelotas e quais as principais conquistas?
Três temporadas, em 2019 vice campeã Gaúcha, no final de 2019 participamos da Copa Andressinha nas missões, fomos vice campeã no adulto e campeã na sub-18. E em 2019 disputei o Brasileiro sub-18 e posteriormente o Campeonato Catarinense sub-17 emprestada ao Avaí Kindermann.
E essa experiência no Avaí foi proveitosa para sua carreira?
Foi sim, uma experiência diferente e com certeza foi proveitosa.
Qual foi o gol mais importante que você já fez?
O gol mais importante foi o primeiro que fiz com o Pelotas, estava muito nervosa e queria muito fazer esse gol para conseguir me soltar.
Como aconteceu sua ida para jogar no Grêmio?
Professor Marcos conseguiu essa oportunidade de fazer teste no Grêmio no início do ano, eu e mais outra menina a Yasmin, passamos alguns dias treinando com o adulto do Grêmio.
Conta como foi essa experiência de treinar com a equipe principal do Grêmio.
Muito boa, um grupo muito forte e com grandes talentos, uma experiência diferente e com certeza foi muito importante para nós.
E você se sentiu a vontade para desenvolver teu futebol, partia pra dentro da defesa adversária como costuma fazer na base?
Em poucos momentos, acho que o nervosismo me atrapalhou um pouco, podia ter me soltado mais e ter ficado mais tranquila.
Você recebe algum tipo de treinamento físico para fazer em casa durante a pandemia?
Não, mas temos o apoio do Pelotas e no momento estou treinando com o C.T.F do Sulista em Pelotas.
Quais teus sonhos no futebol?
Quero ser convocada para a Seleção Brasileira e jogar fora do país.
Você é muito habilidosa, gosta de partir pra cima no um contra um?
Gosto e muito, por mais que eu goste de um lançamento na frente e sair na velocidade, mas o um contra um é meu favorito.
Qual foi a equipe que você lembra que não te deu espaço para poder fazer tuas arrancadas?
Quando o Internacional dobrou a marcação em mim, não consegui ter espaço para jogar, estava muito bem marcada.
Quem é que te incentiva mais para seguir tua carreira?
Minha família sempre me apoiou muito e não é só um sonho meu, é deles também, meus pais sempre fizeram tudo que estava ao alcance deles para me ajudar.
Qual a importância do professor Marcos na tua carreira?
Tudo mudou quando fiz teste no Pelotas, foi onde aprendi muito, não só no futebol, mas como pessoa também, tenho imenso carinho e respeito pelo professor Marcos, criamos uma relação muito boa nesses anos.
Ficha Técnica
Nome: Andressa Marques Ramos
Idade:17 anos
Altura: 1,58
Peso: 52 kg
Posição: Atacante
Clubes: Pelotas, Avai e Grêmio
Por: Cléo Moura