Opinião Futebol Feminino

EVELYN BORBA, MESMO MUITO JOVEM, JÁ DESPONTA COMO PROMESSA NO FUTEBOL FEMININO GAÚCHO

Jogou na João Emílio e hoje defende o Internacional

Por Gente Jornal

20/07/2020 às 15:52:59 - Atualizado há
Evelyn com o treinador do internacional David / Foto: Arquivo Pessoal

A entrevistada de hoje da coluna Damas da Bola é a lateral direita de Triunfo, Evelyn Borba de 14 anos que atualmente defende as cores das Gurias Coloradas na categoria sub-14, uma das melhores bases da América do Sul. Apesar de jovem Evelyn já possui uma boa rodagem tendo inclusive disputado um Campeonato Brasileiro da categoria pelo Juventude de Caxias do Sul no final de 2019. Além disso, foi  a capitã da João Emilio no Campeonato Gaúcho sub-14 em 2019, passou também pela base do Grêmio e agora sonha em conquistar títulos pelo Internacional onde conta com a admiração do treinador David. Evelyn é uma lateral muito técnica, com bom posicionamento e inteligente dentro de campo, ela conta com o apoio incondicional da família e trabalha forte para um dia vestir a camiseta amarelinha da Seleção Brasileira, abaixo vocês conferem um pouco de sua trajetória pelos gramados do Rio Grande do Sul.

Evelyn com que idade você começou a jogar futebol e onde foi?

Na verdade desde pequena, sempre joguei com meu pai, meus primos e na escola. Mas comecei a treinar mesmo com 11 anos na SER Triunfo aqui onde moro.

E era escolinha feminina?

Não, era com meninos, só eu de menina.

E os meninos aceitavam tranquilo você jogar com eles, ou sofreu algum tipo de preconceito por ser menina?

Até que aceitavam, mas sempre tem, ainda mais no começo, acho que isso acontece com todas as meninas que jogam futebol, porém temos  que levar como mais um motivo pra mostrar que a gente pode sim jogar.

Depois da escolinha você foi para algum time feminino?

Eu joguei até os 12 anos na SER triunfo, com os meninos, no começo de 2019 montamos um time com várias meninas da região, de várias idades para jogar um amistoso em Porto Alegre, contra o Internacional, foi a partir daí que tive a oportunidade de fazer um teste no Internacional.

E quanto tempo você ficou no Internacional?

Como eu fiz o teste quando já haviam iniciado os campeonatos femininos, em Julho, o David treinador da base sub-14 do Internacional me indicou para jogar o Campeonato Gaúcho de 2019 pela João Emilio, então recebi o teu convite.

Como foi a experiência de jogar um Campeonato Gaúcho?

Sem dúvidas foi muito importante pra mim, a experiência vai ficar marcada ainda mais jogando como capitã. Agradeço demais por isso, pois você me deu essa oportunidade e agregou demais, sem contar que conheci várias cidades e muitas pessoas, foi muito especial.

E depois da passagem pela João Emilio, para qual equipe você foi?

Depois do Gauchão joguei a Liga de Desenvolvimento da Conmebol, o Brasileiro sub-14 pelo Juventude de Caxias do Sul.

Como foi essa experiência, o Juventude enfrentou três equipes tradicionais Criciúma, Minas Brasília e Centro Olímpico?

Foi outra experiência muito bacana, enfrentamos fortes equipes do futebol feminino, embora não tenhamos saído de Criciúma (cidade sede do Brasileiro), com um resultado positivo, tive muito aprendizado, a estrutura é muito fera, mais uma vez conheci pessoas e lugares incríveis, isso são coisas que o futebol nos proporciona, sou muito grata por ter tido essa oportunidade.

Depois do Juventude você foi jogar onde?

Depois disso fui para o Grêmio, fiquei por mais ou menos um mês. Como já tinha a proposta do David no Internacional preferi ficar por lá por diversos motivos, e também agradeço muito a ele pelas oportunidades, hoje faço parte da base de um dos melhores clubes do Brasil.

Como era a tua rotina de treinamentos no Internacional antes da pandemia?

Antes da pandemia nós tínhamos treinos terça, quinta, sexta e sábado.

Quais teus sonhos no futebol?

Tenho a idéia de que o meu objetivo é nível 10 meu comprometimento tem que ser 10 também, meus sonhos no futebol são ter muitas conquistas, um dia chegar na Seleção Brasileira também e realizar os da minha família também.

Quais jogadoras você é fã?

Sou muito fã da Thaisinha, Sorriso, Bruna Benites e da Formiga também. Além delas serem excelentes jogadoras, admiro muito elas como pessoa.

Como aconteceu tua ida para o Juventude. Quem te indicou?

Em um domingo de noite eu estava em casa e recebi uma ligação do João treinador da ADERGS, me dizendo que em uma parceria com o Juventude estavam convocando meninas para jogar a Liga de Desenvolvimento, disse também que o David teria me indicado e que eu deveria estar em Tapejara na próxima terça. Foi uma surpresa, sempre tive o apoio do meu pai então fiquei muito feliz que ele deixou eu ir pois iria ficar quase um mês longe de casa. Eu e as meninas treinamos em Tapejara por uma semana, depois partimos para Criciúma onde iria acontecer a Liga, foi muito bacana.

Teus pais te apoiam bastante, esse apoio é muito importante?

Com certeza, acho que em qualquer profissão que desejamos traçar o apoio é muito importante.

A disputa por posição no Internacional é muito concorrida?

Sim, todas as meninas tem muita qualidade.

 Ficha Técnica

Nome:Evelyn Borba

Idade: 14 anos

Altura: 1,65

Peso: 52kg

Posição: Lateral Direita

Clubes: Ser Triunfo, João Emilio, Juventude, Grêmio e Internacional.

Por: Cléo Moura

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal