A babosa na pele pode proporcionar benefícios cicatrizantes, anestésicos, antitérmicos, antimicrobiano, antioxidante, anti-inflamatórios e hidratantes
Hoje vou falar sobre a Babosa!!! Quem nunca usou o gel da babosa que atire a primeira pedra!!! A babosa na pele pode proporcionar benefícios cicatrizantes, anestésicos, antitérmicos, antimicrobiano, antioxidante, anti-inflamatórios e hidratantes. Conhecida cientificamente como Aloe succotrina e Aloe vera, ela é muito fácil de usar topicamente. É muito importante que se verifique se a babosa é do tipo Barbadensis miller, pois esta é a mais indicada para o uso humano, sendo que as outras podem ser tóxicas e não devem ser consumidas.
O gel de babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada da pele. Ele funciona como cicatrizante, pois penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras, queimaduras de sol e machucados. Além de cremes e máscaras, é possível usar o gel da planta diretamente no corpo, mas para isso são necessários alguns cuidados. Primeiro, certifique-se de não usar a “casca” da folha, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel de dentro.
Além disso, teste em uma pequena parte do corpo para se certificar de que não haverá alergia. Caso você já tenha histórico de reações alérgicas, redobre o cuidado. O mesmo vale antes de aplicar a planta nos cabelos.
O gel da babosa pode ser misturado a cremes e máscaras para o rosto e, ainda, usado como esfoliante se acrescido de açúcar mascavo, por exemplo. A babosa pode ainda ser utilizada em toda a pele, no entanto, seus benefícios são especialmente importantes no rosto, para combater as rugas.
Esta planta possui propriedades que estimulam a produção de colágeno pela pele, que é a substância responsável por manter sua elasticidade. Assim, quando utilizada regularmente, a babosa pode diminuir a profundidade das rugas e até eliminar algumas marcas de expressão, nos olhos, testa ou boca.
Aplicar, com os dedos, uma pequena porção de gel de babosa sobre os locais das rugas e marcas de expressão, como o canto dos olhos, ao redor dos lábios ou na testa. Fazer uma leve massagem sobre esses locais e deixar atuar por 5 a 10 minutos. Por fim, remover com água fria e um sabão neutro.
Ainda você pode utilizar esse gel na sua máscara de argila (matéria da semana passada), coloque uma colher (sopa) do gel de babosa, uma colher (sopa) de argila vermelha, uma colher (café) de óleo vegetal de rosa mosqueta (opcional), duas gotas de óleo essencial de lavanda (opcional) misture tudo e aplique no rosto.
Eu utilizo muito o gel de babosa ele é ótimo tanto para o cabelo como para passar na pele, proporciona maciez, hidratação da pele, tira manchas na pele, bom para aliviar queimaduras. Nada melhor que utilizar essa planta tão rica em benefícios e além de tudo é natural!