O tema debatido na reunião foi o Imposto Territorial Rural (ITR)
Na manhã desta terça-feira (26), o Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, recebeu o presidente da Associação Rural de Bagé, Geraldo Brossard Corrêa de Mello. Na reunião, foi debatido o Imposto Territorial Rural (ITR) e a situação da estiagem na região.
Estando próximos do ITR, cujo prazo final é 30 de setembro, o produtor precisa fazer a declaração com base no valor da terra nua municipal e esta informação de valor é divulgada pela Prefeitura, conforme convênio firmado com a Receita Federal. Brossard apresentou uma grande elaborada pela Emater com os dados de perdas da safra deste ano e solicitou apoio da Prefeitura para reduzir o valor.
“O produtor rural de nosso município vem sendo castigado ao longo dos últimos anos por fatores econômicos e climáticos, como chuvas em excesso em um período e falta de precipitações em outros, causando um grande endividamento junto a fornecedores e instituições bancárias”, explicou o presidente da Rural, destacando ainda que a Covid-19 também foi um fator que provocou impacto no segmento.
O Prefeito Divaldo Lara compreendeu a situação e respondeu para Brossard: “Nestes três anos, não aumentamos o ITR nenhuma vez e garanto que não será reajustado em 2020 novamente. Vou solicitar para a Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos uma simulação de valores para verificar a possibilidade de um desconto para os produtores”, informou o chefe do Executivo.