Até o momento, 281 municípios decretaram situação de emergência por conta da seca
O deputado Afonso Hamm (Progressista) conversou, nesta semana, com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, sobre as medidas que devem ser anunciadas no Plano Safra 2020/21, para amenizar os prejuízos da estiagem no Rio Grande do Sul.
Durante a videoconferência, Hamm destacou a necessidade de incremento das linhas de crédito para construção, manutenção e desassoreamento de açudes, barragens e reservatórios de água, pois a falta de chuva, que já dura três meses no Estado, deve provocar perdas na safra de grãos na ordem de R$ 15 bilhões.
“Apresentei essa demanda à ministra Tereza Cristina, em Brasília, e posso adiantar que teremos novidades no Plano Safra desse ano e que as medidas contempladas serão fundamentais para auxiliar nossos produtores rurais a minimizar os efeitos de futuras estiagens”, afirmou.
Além dos prejuízos nas culturas de verão, como soja e trigo, houve uma baixa na bacia leiteira. Sem água para alimentar os animais, a diminuição na produção de leite está em cerca de 45%, levando famílias a vender animais ou parar de produzir.
Até o momento, 281 municípios decretaram situação de emergência por conta da seca. Destes, 176 decretos já foram homologados pelo estado e 163 reconhecidos pelo Governo Federal.