O processo corria na justiça em razão de denúncia da forma como ocorreu o convênio Prefeitura, Urcamp e Santa Casa
A Justiça Federal absolveu todos os réus, os ex-prefeitos de Bagé deputado estadual Luiz Fernando Mainardi e Dudu Colombo, que respondiam como gestores municipais, além de ex-secretários municipais, ex-reitores da Urcamp e ex-provedores da Santa Casa pelo convênio do Programa Estratégia Saúde da Família.
O Programa de Saúde, mesmo trazendo significativos benefícios para população foi denunciada a forma de convênio entre a Prefeitura e as referidas instituições locais. Que com a decisão teve o reconhecimento da Justiça de sua plena legalidade.
O ex-prefeito Dudu Colombo agradeceu em sua página no Facebook as manifestações de apoio que recebeu “Foi através do Programa Saúde da Família que em Bagé conseguimos uma das maiores coberturas de Saúde do RS. Entre outras conquistas, com a qualidade do PSF, viabilizamos a Construção dos Postos na Ivone/Dolores, no Tiaraju e na Zona Rural, nas Palmas. E além da Reforma e Ampliação em todos os Postos antigos, conseguimos construir e colocar em funcionamento a UPA 24 horas.