“Tivemos ações importantíssimas que impactaram positivamente na vida das pessoas”, enfatiza.
Em seu primeiro mandato como vereadora, Tanira Ramos (PTB), foi eleita presidente do parlamento em Hulha Negra. Como foi o ano de 2021 e suas expectativas para 2022 foram os assuntos abordados em conversa da parlamentar com a reportagem do Gente Jornal.
“Nosso primeiro ano na Câmara Municipal, embora estarmos num período de pandemia, não posso me queixar, foi excelente sobre o ponto de vista das várias ações junto a comunidade, viagens com resultados expressivos para o município tanto em Brasília, como também em Porto Alegre”, pontou e destacou sobre a importância de estar conhecendo pessoas e os caminhos para poder tornar o mandato mais produtivo para comunidade.
A parlamentar salienta que foram várias articulações durante o ano que foi encerrado com o reconhecimento pela comunidade que a escolheu como melhor vereadora no município, “Tivemos ações importantíssimas que impactaram positivamente na vida das pessoas”
- 100% dos funcionários do Pampeano vacinados contra a Covid-19 através de uma articulação do seu gabinete junto as prefeituras de Hulha Negra e Bagé. Cada município se encarregou de vacinar seus residentes. Também esteve presente na luta por mais doses para o município.
- Campanha do Agasalho – Através de uma ação do seu gabinete, entregou a Secretaria de Assistência Social de Hulha Negra mais de duas mil peças de agasalhos.
- Transporte intermunicipal – Participou de várias reuniões visando o retorno das linhas de transporte intermunicipal disponibilizadas antes do início da pandemia da Covid-19, para gerar maior mobilidade a população.
* Transporte estudantil intermunicipal – Colaborou com a reorganização da Associação dos Estudantes de Hulha Negra e, consequentemente, o transporte intermunicipal destes alunos.
- Luta pelo carvão mineral – “Foi proposição nossa, a criação do Comitê de Apoio ao Carvão Mineral de Hulha Negra. Participamos ativamente do Movimento Pró-Carvão de Candiota, audiência pública da UTE Nova Seival e Seminário de Energia – Uma visão Holística, além do Seminário da Mineração e Polo Carboquímico da Região da Campanha, realizado em Bagé e liderado pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL). Isso é muito importante porque coloca Hulha Negra dentro das tratativas e isso é importante para sair a Usina Nova Seival”, relatou
- Caixas eletrônicos do Banco do Brasil – continuamos na luta por melhorias nos terminais que apresentam constantes problemas aos clientes.
- Durante o ano, foram cumpridos agenda nos governos estadual e federal buscando projetos e programas para implantação e cadastramento de Hulha Negra: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Cidadania; Ministério das Comunicações; Ministério do Turismo; Ministério da Agricultura; Receita Federal; vice- presidência da República; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Gabinete Institucional em Porto Alegre, para Tanira Brasília é o local onde as coisas acontecem, então é preciso fazer essa aproximação e tentar articular o máximo para poder trazer benfeitorias para o município.
Neste sentido foram R$ 250 mil para pavimentação na rua que é o acesso ao hospital do município, importante para dar uma melhor mobilidade até pra saídas de emergência, a emenda vem através do deputado Marcelo Moraes
“E fechando com chave de ouro conseguimos ser eleita, por unanimidade, presidente da câmara para 2022”, comemorou e também adiantou que foi realizado reunião com todos os funcionários da Casa e com a maioria dos vereadores estabelecer as diretrizes de trabalho e ajustar e que vai ocorrer reuniões mensais buscando realizar uma gestão bem compartilhada, autonomia para os vereadores, “Vai ser um ano de eleições então a casa vai receber muita visita de deputados, de candidatos a deputados, candidatos a reeleição e nós precisamos estar atentos para isso receber bem esses visitantes, além de receber bem a comunidade de Hulha Negra que precisar dessa Casa”
E abordou sobre a necessidade da hospitalidade ser a marca da Câmara e das articulações políticas para poder trazer benfeitorias paro o município. “Então é importante que a gente esteja bem alinhado e que esse ano a gente consiga produzir bastante com relação a aprovação de leis, fazer sessões descentralizadas, temos de levar algumas sessões para o interior e tirar essa conotação fixa de dentro da Câmara de Vereadores para poder aproximar a Casa Legislativa das pessoas e também usar mais os meios de comunicar para poder divulgar todo o trabalho que é desempenhado aqui dentro. As pessoas tem que saber o que tá tramitando, o que foi aprovado, o que não foi aprovado, o que tá na comissões. Então, a gente vai usar bastante os meios de comunicação para isso”, finalizou.