Política Bancos

Relatório de fiscalização em bancos pelo SDI é um testemunho do mais do mesmo

Os bancos brasileiros transitam no cenário nacional com extremas regalias

Por Gente Jornal

18/02/2020 às 18:10:59 - Atualizado há
Foto: Arquivo Agência Brasil

Não é de hoje que as políticas monetárias e econômicas do Brasil resultam em lucros significativos para bancos. O Bradesco registrou um lucro líquido R$ 22,6 bilhões no ano passado, uma alta de 18,32% na comparação com 2018 (R$ 19,085 bilhões). O Banco do Brasil reportou lucro líquido contábil de R$ 18,16 bilhões em 2019, aumento de 41,2% na comparação com 2018, quando a instituição lucrou R$ 12,86 bilhões.

Já o atendimento ao cliente e as relações de trabalho o desempenho cai sobremaneira em detrimento de mais lucro. Não é para maior eficiência que os bancos substituem por máquinas o número de funcionários, além de usarem do expediente da rotatividade de pessoal, sem entrar na discussão do achatamento salarial. Se fosse assim, pela quantidade de caixa eletrônico espalhados não resultariam dos clientes ficarem horas para serem atendidos em uma agência bancária.

A eficiência das logísticas dos bancos brasileiros para diminuir gastos é tão grande que adiantaram o atendimento das agências com caixas eletrônicos e balcão de triagem, que nada mais é que se salvaguardar perante a lei 5859/17, que estabelece o tempo máximo de espera nas filas dos bancos.

Prefeitura e a realidade

O secretário da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) Bayard Paschoa Pereira disse ao apresentar o relatório sobre a fiscalização ao atendimento bancário em Bagé. “Desde o início das efetivas atividades, junto aos bancos, pode ser percebida uma melhora nos serviços de atendimento”, mas já justifica “Que as filas que se formam para abertura de contas, empréstimos, áreas como FGTS ou PIS/PASEP e outras não são contempladas nas legislações vigentes no país”. Ou seja, a fiscalização fica somente no caixa, que tem caixa eletrônico espalhado por cada canto de Bagé. E segue: “Trabalhamos constantemente na fiscalização. Os números de denúncias diminuíram, apesar de o tempo de espera nas filas de banco ainda ser o principal motivo de autuação nas agências”. – Na verdade os clientes deixaram de denunciar, mas a espera nos caixas segue muito além do tempo razoável para atendimento 20 minutos nos caixas de atendimento ao público em geral em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados e dias de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

Isso que os bancos realizam uma triagem direcionando os clientes para os caixas eletrônicos. Que ficam muitas vezes com filas intermináveis.

Das multas

Desde 2017 as multas já acumulam mais de R$30 milhões, sendo pago pelos bancos em 37 meses mais de R$3,5 milhões. “As multas, praticamente em sua totalidade, são recorridas judicialmente. Temos hoje mais de R$28 milhões tramitando com recurso dos bancos”, diz Bayard.

Como denunciar?
Conforme consta na Lei 5859/17, as agências bancárias devem distribuir fichas de atendimento para os usuários, constando o dia e o horário do ingresso na agência bancária e o do efetivo atendimento por ocasião da chegada ao Caixa, devendo ser por marcação eletrônica ou mecânica. Caso o usuário se sinta lesado com a demora do atendimento, deve se dirigir a sede da SDI com o comprovante de atendimento. Rua Caetano Gonçalves 1151 – Centro Administrativo. Horário: 8h às 14h.

Fonte: Redação GJ
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