Rural Carrapatos

Vigilância Ambiental auxilia a Secretaria de Desenvolvimento Rural na aplicação de carrapaticida

Aplicados o carrapaticida em 112 cães e foi realizado o levantamento de animais não castrados

Por Gente Jornal

05/02/2020 às 08:00:07 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), setor Casa do Produtor, que presta assistência veterinária aos pequenos produtores do município de Bagé, realizou visitas domiciliares nas propriedades rurais dos assentados das regiões Arvorezinha e Damé para aplicação de carrapaticida. O produto foi disponibilizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental.

Segundo a responsável pela assistência veterinária na Casa do Produtor, Thais Brasil, o projeto desenvolvido por ela, além da parceria da Vigilância, também contou com apoio da Emater e do curso Técnico em Agropecuária do IFSul. “Aplicamos o carrapaticida em 112 cães e também realizamos o levantamento do número de animais não castrados, com a finalidade de reduzir a população de canina em situação de abandono e diminuindo os riscos de zoonoses”, disse.

Ainda de acordo com a veterinária, além da aplicação do produto em todos os animais das associações, os proprietários receberam orientações higiênicas e sanitárias quanto ao controle de carrapatos no ambiente em que os animais ficam.

“Fornecemos receita de preparados naturais para regar galpões e canis, principalmente neste período de desenvolvimento e multiplicação dos ácaros sugadores de sangue (carrapatos) e transmissores de doenças aos animais e algumas espécies (carrapato estrela) habitam os animais domésticos e silvestres, também humanos podendo ser fatal (sendo principal vetor da Febre Maculosa)”, relatou Thais.

Para o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, o trabalho em parceria é fundamental para que o controle de carrapato seja realizando tanto em áreas rurais, quanto em áreas urbanas, emitindo alerta que favorecem o aumento da sensibilidade do sistema de vigilância. “As ações de vigilância são contínuas, monitoradas e com ampla divulgação, sendo realizadas em todas as áreas da cidade durante todo o ano”, concluiu Gomes.

Fonte: PrefBagé
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal