A obra é o primeiro projeto a ser lançado neste edital, que irá contemplar ainda mais três autores
Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, recebeu, em seu gabinete, a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Anacarla Oliveira, e o autor do Livro Estância São Lauro, Guilherme Monteiro, o qual foi contemplado no edital de Fomento à Cultura de Bagé 2018, um projeto inédito na cidade.
O livro é uma realização da Secult, com o financiamento do Projeto Pró - Cultura do RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A obra é o primeiro projeto a ser lançado neste edital, que irá contemplar ainda mais três autores, além de beneficiar a área da literatura e outros segmentos, como a dança, música, oficinas de cinema, teatro, artes plásticas, cultura popular e artes circenses.
Este projeto, que é de fomento à cultura local de Bagé, recebeu R$ 100 mil do Governo do Estado, com uma contrapartida de R$20 mil da Prefeitura do Município.
Monteiro comentou, na ocasião, que teve o apoio de sua esposa Munique Monteiro, que é jornalista, para escrever a história. Munique também esteve presente no encontro. "Minha ideia era transmitir um pouco da minha infância, um pouco dos contos gauchescos que ouvia na época, mas de uma forma que todas as idades pudessem acompanhar e apreciar ", encerrou o autor.
A secretária Anacarla informou que são 50 exemplares que serão distribuídos nas bibliotecas das escolas. "Nós, da Secretaria, estamos muito contentes. Este projeto é um marco para nós. Nunca a Secretaria de Cultura de Bagé conseguiu realizar um edital. O prazo da realização dos projetos é até abril deste ano. Então, teremos espetáculos de dança, música, cinema, entre outros, durante este período", concluiu.
O Prefeito Divaldo Lara destacou que é importante incentivar a leitura. " A literatura é o futuro das próximas gerações. É preciso fomentar o prazer de ler dos jovens, precisamos investir sempre nesse quesito", finalizou.