Cultura Programação literária

Prefeitura divulga programação da 27ª Feira do Livro de Bagé

Por Gente Jornal

14/10/2025 às 08:13:33 - Atualizado há

A Prefeitura de Bagé anunciou a programação da 27ª Feira do Livro nesta segunda-feira, 13/10, em coletiva de imprensa no Salão de Atos. O evento será realizado de 22 a 26 de outubro, na Praça de Esportes, e reunirá 56 lançamentos de livros, 15 mesas e painéis, 10 shows e 12 apresentações teatrais. A programação reforça a diversidade literária e cultural do evento, que se consolida como um dos principais do setor na região.

O Prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, reforçou a importância da Feira e seu impacto social e cultural. “Nós queremos fazer uma Feira que realmente atraia todos os públicos, principalmente nossas escolas para que o livro seja cada vez mais uma forma de encantamento das pessoas. É a busca do conhecimento, a busca de poder sonhar a partir da leitura e poder cada vez mais aumentar o nível cultural mesmo da nossa cidade”, afirmou.

O Secretário Municipal de Cultura, Zeca Brito, celebra a dimensão do evento: “Estamos apresentando a maior feira do livro que Bagé já viu, com respeito e valor aos nossos autores e colocando nossa cidade no mapa dos grandes eventos da literatura brasileira”, ressaltou.

Ao falar sobre a honra de ser o primeiro patrono negro da Feira do Livro de Bagé, Valdomiro Martins destacou a relevância do momento para a história da cidade. “Sempre digo que eu me senti surpreendido, realmente não esperava. Isso foi muito bom, mas também dá ciência da grande responsabilidade. Como ser o primeiro patrono negro, também. Porque é, como eu sempre digo, isso cria uma qualidade. Eu trago na minha literatura essa questão do negro, do negro gaúcho, a partir do ponto de vista histórico, contemporâneo, a partir das questões comuns à humanidade. É por isso que a gente se debruça sobre isso, tentando dar voz àqueles que não têm", destacou.

Também participaram da coletiva a secretária de Educação e Formação Profissional, Cáren Castêncio, e a secretária de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Milena Hecht, as quais falaram, respectivamente, sobre a participação da rede municipal e a importância da valorização da sustentabilidade como tema do evento.


PROGRAMAÇÃO
Dia 22/10 - Quarta-feira
A 27ª Feira do Livro de Bagé tem sua Abertura Oficial na quarta-feira, dia 22 de outubro, às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos com ato simbólico da entrega das obras literárias lançadas na Feira. Às 19h, o Palco Principal recebe a mesa "As Fronteiras da Literatura - da Prosa à Poesia", um dos painéis de destaque do evento, com o Patrono Valdomiro Martins, Breno Serafini e o convidado especial Nei Lisboa, mediada por Mariana Abascal.
A noite segue com a sessão de autógrafos do patrono Valdomiro Martins, na Concha Acústica, às 20h, lançando a obra “O Negro da Casa”. O encerramento do primeiro dia será às 21h, no Palco Principal, com a exibição do curta-metragem "As Vozes e Suas Respostas" (ECOARTE). O primeiro dia de evento será encerrado com o show do músico Nei Lisboa.


Dia 23/10 (Quinta-feira)
O segundo dia da feira, quinta-feira (23/10), começa às 9h com o tradicional "Café com o Patrono" na Praça de Alimentação, que terá a leitura comentada do livro “O Duque da Senzala”, com a presença de Rodrigo Tavares, Elimara Gonçalves e Luiz Alves. O público infantil e as instituições de ensino têm programação especial no Palco Principal, com o Teatro de Bonecos "Uma roda literária cheia de magia" com Amanda Mugica, em duas sessões (9h30 e 14h30).

O Palco Principal sedia ainda o Concurso de Poesia e a intervenção poética sobre Norma Vasconcellos, com o Coletivo Movimento, às 11h. A tarde também conta com a Oficina de Ritmos do Centro do Idoso (14h) e o espetáculo "Para onde voam as borboletas" do Coletivo Movimento em duas apresentações (10h30 e 15h30). Às 16h30, o debate retorna com a mesa "1ª Feira do Livro de Bagé: A História que a história não conta", reunindo Sílvia Lessa, Regina Quadros, Yara Maria Botelho Vieira e Caetana Albano. Em seguida, às 17h30, o painel "A palavra que pulsa" traz a conversa com a Poeta Mar Becker. A noite se aprofunda no ciclo literário com o Painel "Érico Veríssimo: Vida e Obra", às 18h30, que contará com a participação de Fernanda Veríssimo e Vera Medeiros. O dia é encerrado com o espetáculo teatral "Edy Lima do Pampa ao Infinito" (Os Carlitos), às 20h, seguido pelo Show da Banda do IMBA às 21h.

Dia 24/10 (Sexta-feira)
A sexta-feira, dia 24 de outubro, inicia às 9h com o "Café com o Patrono" na Praça de Alimentação, que terá a leitura comentada do livro Onanai, com a presença de Vera Medeiros, Elimara Gonçalves e Luiz Alves. A manhã segue com diversas atividades no Palco Principal: Contação de Histórias: "A Menina dos Dedos Mágicos" com Lia Figas (9h30 e 15h30); o espetáculo "O circo vai à Feira" com Borges e Cia (10h30 e 15h); e a mesa "Ler juntos: experiências e desafios do LivrIF", mediada pela Prof.ª Mariane Rocha, às 11h. A tarde também conta com duas apresentações do Refloresta Teatro no Palco Principal: "Um passarinho me contou" (14h) e "Khaleh" (19h). O destaque do debate ocorre às 16h30 com a mesa "Mulheres Negras e Saberes", reunindo Dr.ª Maria Conceição Lopes Fontoura, Prof.ª Mestre Deborá Evangelista, Dr.ª Cláudia Daiane Garcia Molet e a Deputada Daiana Santos, mediada por Patrícia Alves. Às 18h, o Painel "Érico Veríssimo desde aqui" traz a análise da obra pelo Patrono Valdomiro Martins, José Francisco Botelho, Rodrigo Tavares e Rafa Sieg. A noite cultural segue com o espetáculo "Erico - Um Solo de Clarineta - Primeiro Movimento" com Rafa Sieg, às 20h. O dia é encerrado com o Show Sonido Del Alma Gaucha, às 21h, e a sessão de cinema com a exibição do longa-metragem "O Tempo e o Vento", às 22h.

Dia 25/10 (Sábado)
O sábado (25/10) começa com o "Café com o Patrono" às 9h, na Praça de Alimentação, que terá a leitura comentada do livro O Negro da Casa, com a presença de Elimara Gonçalves, Luiz Alves e Maria Lourença Nunes Faria. O Palco Principal sedia às 10h o painel "Diálogos para pensar a escrita e o processo criativo", com Giuliana Bruni, Gladis Deble, Giana Guterres e Fátima Farias. Paralelamente, no Espaço SECULT, acontece a Oficina de Escrita Criativa com Giuliana Bruni (11h). Também às 11h no Palco Principal, acontece a mesa "Autores de Bagé: Desafios para os Lançamentos de Livros". A tarde traz o painel "Troca de Saberes dos Clubes de Livros" (14h) e o grande destaque "Estrelas Negras: A Contribuição de Pesquisadores Negros na Astrofísica e seus Impactos na Educação" (15h), com o Prof. Dr. Alan Alves Brito e Cecília Petinga Irala. A noite é dedicada às expressões urbanas com a "Batalha do Conhecimento" (Poesia Falada, Slam, Batalha Freestyle Grafite e Show Manifesto Rap) no Palco Principal às 18h. Para encerrar a noite, o público confere às 20h o Show "Mulheres no Palco" com Patrícia Robaina, Kika Simone e Blckchrist. O dia é encerrado com o show de Vitor Ramil, às 21h.

Dia 26/10 (Domingo)
O dia de encerramento, domingo (26/10), inicia no Palco Principal com o encontro de culturas, às 10h, que traz o Coral e Mostra de Artesanato da Comunidade Indígena Mbyá Guarani, seguido pela Apresentação do Grupo de Dança Inclusiva da APAE Bagé. A manhã segue às 10h30 com a mesa "Sustentabilidade e Bioma Pampa sob o Olhar Literário", com a participação de DAEB, Ecoarte e SEMAPA, mediada por Elvira Nascimento.

A tarde reserva momentos de reflexão, como a exibição do média-metragem "O tempo e o verso" (11h30), o Sarau poético e literário (14h) e o painel "Desafios da Literatura - Fantasia Nacional" (15h). O debate "Protagonismos Negros em Bagé: Repensando a História Local", com Tiago Rosa da Silva e Rafael Rosa da Silva, acontece às 16h, mediado por César Jacinto. Às 18h, o Palco Principal sedia a conversa "Literatura, Hip Hop e Transformação" com DKG e Poeta Desperta. A noite é marcada pela arte com o espetáculo "Puntal" da Cia de Flamenco Del Puerto (19h).

A solenidade de encerramento ocorre às 20h com a Premiação do Concurso de Poesia e a Entrega da Medalha Edy Lima aos homenageados José Carlos Teixeira Giorgis, Sheila Corrêa e o Patrono Valdomiro Martins. A Feira do Livro de Bagé é finalizada com o Show "Samba e Choro Rubens Veiga" e um cortejo de encerramento, às 20h30.


Foto: Gabriel Marques

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal