O evento acontece de 26 a 29 de novembro, no complexo cultural do museu Dom Diogo de Souza
O prefeito Divaldo Lara recebeu o representante do Ministério da Agricultura, Ricardo Furtado, quando foram tratados os detalhes para que a cidade de Bagé receba o 3º Concurso Sul-Americano de Azeites de Oliva Extravirgem – Sudoliva. O evento premia o melhor azeite de oliva produzido na América Latina e pela primeira vez é realizado no Brasil.
De acordo com Furtado, o Sudoliva é um evento que representa os produtores de azeite dos cinco países do hemisfério sul (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Peru). Porém nesta edição, um novo formato é proposto para a cidade, quando a programação contempla painéis, workshop universitário e seminário técnico, onde o foco será a estabilidade produtiva.
O prefeito Divaldo Lara comentou a alegria em realizar o evento. “Para nós é gratificante receber o reconhecimento do potencial da Rainha da Fronteira. Bagé é uma cidade histórica e, junto à cidade de Rio Grande, possui em sua história a cultura de cultivo das oliveiras”, ressalta.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho, explica que o concurso será realizado através de edital. “O evento acontece em parceria com diversas entidades que trabalham no fomento e na qualidade da produção a partir das oliveiras. Já o concurso acontece através de edital que será publicado no próximo mês”, conta.
O evento acontece de 26 a 29 de novembro, no complexo cultural do museu Dom Diogo de Souza. Promovido pela Prefeitura de Bagé, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Ideau) e entidades como a Emater, entre outros.