A ação é realizada anualmente durante a Semana Farroupilha, reunindo mais de 100 pessoas
Pelo décimo quinto ano seguido os assistidos do Caminho da Luz foram recepcionados com o calor e a solidariedade farroupilha no Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Pampa sem Fronteira, na Vila Gaúcha. Como já é tradicional, o patrão Válter Silva e sua esposa, ana Luísa, recepcionaram crianças, jovens e adultos da instituição, em uma parceria com a Associação de Moradores da Vila Gaúcha. A ação é realizada anualmente durante a Semana Farroupilha, reunindo mais de 100 pessoas.
Os alunos, professores e funcionários da instituição são recepcionados com um almoço que inclui o tradicional churrasco, além de outras iguarias ao melhor estilo campeiro. O preparo é realizado em conjunto por integrantes do PTG e da Associação. As sobremesas são feitas pelas mães dos assistidos do Caminho da Luz. O resultado é uma interação social entre as instituições envolvidas, valorizando o tradicionalismo.
Além do almoço e sobremesa, os assistidos e a equipe da instituição também participaram de um baile campeiro na parte da tarde.