Cultura Documentário

Rodado em Porto Alegre, documentário ‘Dilúvio’ será exibido no lançamento da Virada Sustentável 2020

Filme de Gustavo Spolidoro é produzido pela gaúcha Okna Produções

Por Gente Jornal

07/12/2019 às 22:06:36 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, é o personagem principal de DILÚVIO, documentário de Gustavo Spolidoro, que será exibido em sessão especial na próxima terça-feira (10), na Casa de Cultura Mário Quintana (sala Paulo Amorim), às 19h30min, durante o lançamento do edital da Virada Sustentável 2020. O filme possui uma abordagem a partir da temática do meio ambiente e como a população se relaciona com esse espaço.

Dentre as tantas características ambientais da capital gaúcha, o Arroio Dilúvio chama atenção por cruzar a cidade, ter tido papel de destaque na urbanização e estar em degradação apesar de ter uma nascente límpida poucos quilômetros acima. Em uma dicotomia que atrai olhares pela poluição e pela presença constante de belos pássaros o arroio segue sendo uma personagem importante da capital do Rio Grande do Sul.

Aleteia Selonk, da Okna Produções, explica sobre a importância do projeto: “a questão ambiental é tema de relevância local e mundial e com DILÚVIO pretendemos informar e instigar o espectador a preservar o meio ambiente e despertar a consciência de que todos nós somos parte da mesma realidade e sofremos as consequências de cada atitude, seja individual ou coletiva”.

Convidando crianças em idade escolar a participarem da construção do documentário, o projeto também pode ser uma ferramenta de ensino-aprendizagem ao enfocar os aspectos culturais, históricos e políticos, estimulando a reflexão. “A consciência socioambiental é primordial para os dias atuais, assim como estimular as práticas sustentáveis nos jovens, que são o futuro da sociedade”, completa Aleteia.

DILÚVIO é uma produção da Okna Produções, com patrocínio exclusivo da Braskem, financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Pró Cultura RS e apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre e da Porto Alegre Film Comission.

SOBRE O DIRETOR

Gustavo Spolidoro nasceu em Porto Alegre (Rio Grande do Sul - Brasil) em 02 de maio de 1972. É Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Dirigiu e roteirizou 21 curtas e médias e 4 longas, tendo recebido mais de 70 prêmios no Brasil e exterior. Seus filmes foram circularam em importantes festivais como Rotterdam, Berlim e Sundance.

No Brasil, foi homenageado na 9ª Goiânia Mostra Curtas (2009) e, em Portugal, teve uma retrospectiva de sua obra no 15º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira/PT (2011).

Seu primeiro curta, VELINHAS, participou da Mostra Panorama, no Festival de Berlim (1999).

Recebeu duas vezes o GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO (considerado o Oscar do cinema nacional), pelos curtas OUTROS (2000) e DE VOLTA AO QUARTO 666 (2010 – que tem como “ator” o diretor alemão Wim Wenders). Seu curta INÍCIO DO FIM (2005) recebeu 16 prêmios e participou de festivais como Rotterdam e Sundance.

É Diretor e Roteirista do longa AINDA ORANGOTANGOS (2007). O filme participou de mais de 15 festivais no exterior, com destaque para Rotterdam, Munique, Bafici e Toulouse. Recebeu, em Milão, o prêmio de MELHOR FILME e, em Lima, o de MELHOR FILME DE ESTRÉIA e MELHOR ATOR (Roberto Oliveira).

Dirigiu o documentário GIGANTE – COMO O INTER CONQUISTOU O MUNDO, umaprodução da G7 CINEMA e TGD FILMES, sobre a conquista do Mundial Fifa pelo Sport Club Internacional (2007).

Dirigiu e Roteirizou o documentário em longa-metragem MORRO DO CÉU (2009), premiado em 2010 na Mostra do Filme Livre, Fórum doc.BH e FATU. Lançou em janeiro de 2015, na Mostra de Tiradentes, o documentário ensaístico de longa-metragem ERRANTE – UM FILME DE ENCONTROS, projeto integrante do seu programa de Mestrado na PUC/RS.

É Produtor Executivo do longa CÃO SEM DONO, de Beto Brant e Renato Ciasca,  coprodução da Drama Filmes e Clube Silêncio (2006).

Em 2015, dirigiu a série em 13 episódios, ERNESTO – O EXTERMINADOR DE SERES MONSTRUOSOS.

Desde 2015, seus principais trabalhos são pensados para um público jovem e para a família. A série ERNESTO, O EXTERMINADOR DE SERES MONSTRUOSOS (fic, 13x26’, 8-12, https://www.facebook.com/ErnestoExterminadorDeSeresMonstruosos/) está há um ano em cartaz na TV Brasil. A série A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO (doc, 13x13’, 6-12, teaser: http://vimeo.com/202875810) aguarda grade na TV Brasil. A série FORMIGAS (fic, 13x26’, 12-18, teaser: http://bit.ly/2uuzlDT) está em finalização. E o longa OS DRAGÕES (12-18, teaser: http://bit.ly/2IaEK51) está em fase de pós-produção.

Atualmente, prepara o seu próximo longa-metragem - Uma Carta Para Papai Noel -, produzido pela Okna Produções e com filmagens prevista para o primeiro semestre de 2020.

SOBRE A OKNA

Criada em 2006 pela produtora Aleteia Selonk, a OKNA é uma produtora de conteúdo dedicada à realização de produtos audiovisuais para televisão e cinema. Especializada na produção e produção executiva de longas, curtas e médias-metragens de ficção e documentário, além de programas para televisão, a OKNA realiza o gerenciamento não apenas de projetos, mas também de talentos criativos.

Em seu catálogo constam seis longas-metragens, 14 médias, 20 curtas e três séries de TV. Juntos, seus filmes já participaram de mais de 200 festivais internacionais e arrebataram mais de 70 prêmios.

Entre as suas produções, mais recentes para o cinema destacam-se os longas de ficção, Mulher do Pai (direção Cristiane Oliveira) - vencedor de melhor direção, melhor fotografia e atriz coadjuvante no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, indicado à melhor filme no Generation 14plus do Festival Internacional de Cinema de Berlin - e Ponto Zero (direção de José Pedro Goulart) premiado com melhor roteiro, ator e filme no IFAB (international Film Awards Berlin) além da animação infantil  “As aventuras do Avião Vermelho”(direção Frederico Pinto e José Maia). Em 2018 garvou o novo longa de Cristiane Oliveira, “A primeira morte de Joana”, que deverá ser finalizado ainda em 2019 e tem estreia prevista para o começo de 2020.

Para televisão a OKNA produziu recentemente a série de documentário “As Fronteiras do Pensamento” com 8 episódios de 52 minutos, veiculada pelo canal Curta!, a série de ficção “Para que servem os homens” com 4 episódios de 15 minutos, o curta de ficção “Lá no Chá”, exibido pela BoxPrime além do média documentário “A Dimensão Humana” e a série documental “Pensamento Contemporâneo” 4 episódios de 26 minutos, ambos exibidos  pela TVE/RS . Atualmente, além da produção da série “Sementes do Amanhã”, está em fase de finalização da série documentário para a Fashion Tv “Sagrados e Profanos”, que deverá ser exibida em novembro de 2019.

A Okna se destaca ainda por sua inserção no mercado internacional, conquistada ao longo das inúmeras e concorridas seleções e participações em eventos de mercado, rodadas de negócios e encontros de coprodução, tais como Match Me (Locarno/Suíça), Talent Project Market (Berlim/Alemanha), Produire au Sud (Nantes/França) e Producers Network (Cannes/França).

Fonte: Fonte: Sinny Assessoria
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal