Rural Na defesa

Candiota e Hulha Negra se mobilizam em defesa da EMATER/ASCAR

Além de Candiota e Hulha Negra outras cidades se movimentam em defesa da instituição

Por Gente Jornal

04/12/2019 às 18:38:22 - Atualizado há
Imagem: Divulgação

 

A grave situação vivida pela EMATER/ASCAR em razão do indicativo dado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) que o convênio no atual formato, só será mantido até 31 de dezembro deste ano, provocou nas cidades de Candiota e Hulha Negra um movimento em defesa da instituição com 64 anos e de serviço prestado ao homem do campo.

O fato, conforme alegação do PGE, é que a EMATER/ASCAR é uma associação de direito privado sem fins lucrativos. Isso, segundo o Governo, pela nova legislação dificulta o repasse de recursos públicos para a instituição.

A proposta é a manutenção do Convênio entre o Estado e a EMATER/ASCAR por pelo menos três anos com o atual formato jurídico, garantindo o orçamento necessário para a manutenção da qualidade dos serviços prestados. Há um grupo de trabalho governamental estudando novos formatos de personalidade jurídica.

Tal incerteza quanto ao adequado formato jurídico poderá causar prejuízos ao serviço de Assistência Técnica, Extensão Rural Social e ao Serviço de Classificação de Produtos Origem Vegetal à sociedade gaúcha – isto porque o serviço pode parar a partir de janeiro de 2020.

Dentro desta brutal realidade os vereadores de Candiota através do Gabinete do vereador João Roberto Costa assinaram uma Moção de Apoio à EMATER/ASCAR para sua manutenção e fortalecimento.

Pelo PT Danilo Gonçalves (presidente do Legislativo) e Fernanda Santos, Guilherme Barão (PDT), pelo PSDB Claudivan Brusque e Dinossane Pech, Darlan Oliveira (PSB) e Fabrício Moraes (MDB) e  não assinou a emedebista Andreia Rangel por estar licenciada.

Já em Hulha Negra o veterinário concursado e vereador Marcus Leitzke (PDT) falou pelo WhatsApp com a reportagem do GenteJornal sobre o ato que vai ocorrer no Dia Nacional da Extensão Rural programado para sexta-feira (6), a partir das 9h, no largo da Prefeitura  e que vai ter diversas atrações, entre elas a Feira Municipal de Agricultura Familiar.

“É importante a gente participar porque vai ficar muito ruim, se por um acaso eles conseguirem desfazer toda a instituição, todo trabalho de importância que ela tem aí de anos e anos no Estado”, conclamou Marcus para que as pessoas abracem esta importante ferramenta de apoio na agricultura familiar.

 

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal