Política Economia

Centrais promovem coletiva de imprensa sobre mínimo regional nesta segunda

As centrais reivindicam a reposição de 10,3%, o que representa o INPC de 2019 e 2020, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Por Gente Jornal

18/10/2021 às 11:23:52 - Atualizado há
Imagem: Divulgação

Centrais sindicais realizam nesta segunda-feira (18), às 14h, uma coletiva de imprensa virtual sobre a falta de reajuste do salário mínimo regional do Rio Grande do Sul. Na ocasião, será lançada a campanha "Não deixe o piso regional morrer".

O último aumento ocorreu em 1º de fevereiro de 2019. No ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) enviou um projeto aos deputados com reajuste de 4,5%, que correspondia ao INPC de 2019, mas depois a sua base aliada votou reajuste zero e ele sancionou. Neste ano, o governo propôs um reajuste de apenas 2,73%, o equivalente a 50% do INPC de 2020, significando mais uma perda salarial inaceitável.

As centrais reivindicam a reposição de 10,3%, o que representa o INPC de 2019 e 2020, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O assunto será debatido em audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Assembleia Legislativa, na próxima quinta-feira (21), às 10h, no Teatro Dante Barone, em formato misto (presencial, com número limitado de participantes, e virtual).

A proposição é do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que é o relator da subcomissão do piso regional, criada com prazo de funcionamento de 120 dias, e do projeto do governador na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A falta de reajuste do piso regional será igualmente tema de audiência marcada pelo presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza (MDB), para quarta-feira (20), às 14h, com representantes das centrais sindicais e das federações empresariais. O encontro foi agendado após reunião das centrais com o parlamentar em 5 de agosto, quando foi solicitado que ele fizesse uma interlocução entre trabalhadores, empresários, deputados e governo do Estado, a fim de recuperar o poder de compra do mínimo regional.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal