O Procon faz a mediação dos processos administrativos e o Núcleo de Práticas Jurídicas faz o ingresso judicial, se necessário
A sede local do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), desde ontem, está sob nova coordenação. O advogado Carlos Eduardo Simões Pires ingressa em seu primeiro cargo público, respondendo pelo órgão.
O novo diretor foi apresentado na manhã de ontem pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alencar Dal Molin, que afirmou grande expectativa com a nova fase da entidade.
O Procon estava sob a gerência do também advogado Fábio Laud, que ficou por dois anos e dez meses a frente da instituição. “Potencializamos a questão do atendimento, com destaque para o termo de cooperação técnica com a Urcamp, no qual o consumidor fechava toda cadeia de atendimento. O Procon faz a mediação dos processos administrativos e o Núcleo de Práticas Jurídicas faz o ingresso judicial, se necessário. Outra importante ação foi a mudança para a nova estrutura, na General Osório. Além disso, conquistamos um veículo de fiscalização, com recurso na ordem de R$ 120 mil liberado pelo MPF através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo MPF. Com este valor será refeito todo o parque de informática do Procon e adquirido o veículo para fiscalização”, adianta Laud.
O ex-diretor assume o gabinete geral de gestão, a convite do prefeito Manoel Machado.
Pires atua nas áreas de Direito Tributário e Empresarial. Entre as metas já expostas pelo novo coordenador, estão preservar o que foi sido feito por Laud, aprimorar e dar mais efetividade e eficiência, juntamente com o secretário da SDI, com foco na prestação de um melhor serviço para a comunidade de Bagé
“Nossa convicção de que a vinda de Carlos Eduardo para a coordenação do Procon vai dar continuidade ao trabalho que o coordenador Fábio Laud fez com muita competência e capacidade. Acreditamos que possamos agregar ao que for possível no Procon, que é um órgão de extrema necessidade para nossa comunidade, para as pessoas que estão em situação de dificuldade de buscar seus direitos. A coordenação e a Secretaria estão de portas abertas para isso. Nós queremos um Procon atuante na defesa dos interesses do cidadão”, resumiu.
Hoje a maior demanda do Procon é na ordem de 70% de atendimentos na área de telefonia, TV por assinatura e empréstimos cosignados. O serviço está situado na General Osório, 2000, funcionando das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Os telefones são 3242 1294 3240 7086 3240 0576.