Política Desenvolvimento

O vai e vem dos trabalhadores diariamente entre Candiota e outras cidades na visão de Odilo Dalmolin

Matéria publicada primeiramente no jornal digital

Por Gente Jornal

10/10/2023 às 11:22:58 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O ex-prefeito Odilo Dalmolin fez uma manifestação na Câmara de Vereadores de Candiota que foi porta para comentários nas redes sociais. É importante salientar da propriedade da fala de Odilo por se tratar de um dos prefeitos dos primórdios da emancipação da cidade e assim construir administrativamente o município.

Ali tudo era para ser feito, das leis que regem Câmara e Executivo, criar cargos públicos e preencher vagas. Hoje avaliar erros e acertos se dão em cima de fatos, naquela época tinham um livro em branco a ser preenchido – motivo que faz a fala de Odilo Dalmolin tão importante porque é de quem ajudou na prática a escrever a história do município até aqui.

“Nós temos um problema em Candiota, que é o trabalhador turista”, definiu sobre o fato dos trabalhadores residirem fora da cidade e assim seu foco econômico e social estar em outra cidade. O fato é histórico e agora quando a população fixa da cidade cresceu, comércio e o serviço se recente deste dinheiro recebido por um número muito grande de trabalhadores ser gasto em outras cidades.

O dinheiro gira lá fora

A cidade nos primórdios, ao realizar uma simples chamada de Cargo de Confiança à abertura de concurso público teria que absorver pessoas de fora da cidade, e estes por certo aportariam de Bagé. Por isso para absorver estes trabalhadores e o conhecimento que tinham deveriam abrir concessões para os atrair a trabalhar, mesmo que isso implicasse em residir na sua cidade de origem. O fato é que isso nunca mudou com todos os demais prefeitos e vereadores que sucederam após este momento histórico e os empresários acompanharam a mesma prática.

A cidade hoje cresceu, possui um perfil diversificado populacional, mas dois fatos seguem o déficit habitacional e o comércio e serviço que sofre para se desenvolver ainda mais, isto porque o 'grosso' dos salários é ainda gasto, principalmente em Bagé.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal