Encontro ocorrerá nesta terça-feira, às 8h30min
O governador Eduardo Leite frente à repercussão negativa tanto da sociedade, como também dos deputados estaduais governistas e de oposição com o fim do parcelamento e a antecipação do calendário de pagamento do IPVA acabou por convocar, de última hora, reunião com líderes de bancada na Assembleia no Palácio Piratini, às 8h30min desta terça-feira (5).
Na pauta o IPVA e o Programa Especial de Quitação e Parcelamento (Refaz), programa que dará 90% de desconto em juro e multa de dívidas com ICMS.
Líder do MDB, Fábio Branco postou em sua rede social que vai pedir ao governador Eduardo Leite que volte atrás nas medidas anunciadas. Além dele, o líder do DEM, Eric Lins, já afirmou que solicitará a revisão dessas alterações.
Conforme reportagem da Gaúcha/ZH a mudança em parte das regras para pagamento do IPVA pegou de surpresa deputados da base governista e foi alvo de críticas tanto da oposição quanto de aliados. Além da falta de diálogo, os governistas criticaram o fim do parcelamento e a antecipação do calendário — no ano passado, por exemplo, a última data de vencimento era em abril.
O deputado Fábio Branco (MDB) afirmou em sua rede social que o término do parcelamento "revela total falta de conexão do governo com a realidade das finanças do povo gaúcho".
"O país ainda não superou os efeitos da grave crise econômica dos últimos anos. Muitos trabalhadores atuam em condições informais, portanto, não recebem décimo terceiro. Outros tantos utilizarão esse recurso extra para quitar dívidas e reduzir o valor pago em juros. Há, ainda, um enorme quantitativo de funcionários públicos, que convivem com atraso e parcelamento dos vencimentos e também contam com o décimo terceiro para pôr em dia seus compromissos financeiros", criticou o deputado emedebista.
O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) postou em sua rede social “DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS. No mesmo dia em que lança programa com descontos de até 90% para empresas em dívida com o estado, o governo Leite anuncia pagamento à vista do IPVA, sem opção de parcelamento”.