Estrada Bagé - Hulha Negra
Após um período de altas precipitações, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), atende ao pedido da comunidade que transita pela estrada Bagé - Hulha Negra, na Ponte da Estiva. Na manhã de sexta-feira, (01), com ajuda dos produtores rurais que levaram um trator e uma escavadeira e dos servidores da SDR que levaram materiais, retroescavadeira e caminhões com pedra e cascalho, foi possível, numa ação conjunta, executar a manutenção da ponte.
De acordo com o secretário da pasta, Cleber Carvalho, as últimas chuvas causaram diversos transtornos, entre elas na cabeceira da ponte da Estiva, que estava ruindo. “Rapidamente em uma ação conjunta com os produtores rurais da região, nossa equipe recuperou as cabeceiras da ponte, que estava ruindo, e liberou o trânsito no local”, explicou o secretário.
O secretário ainda aproveitou para pedir a colaboração da população no uso consciente da ponte, auxiliando a manter o bom estado, já que trata-se de uma ponte em madeira. “Nós da SDR, junto ao prefeito Manoel Machado, estamos tentando montar uma estratégia de recuperação das principais vias de acesso do nosso município agora no verão. Esta é a nossa vontade”, declarou.
Carvalho destaca o alto índice de chuvas. “O volume de chuvas na cidade tem 99mm de média anual. Este ano já foi 397mm, 1550mm acumulado dentro de uma média histórica de 1200mm, sem os meses de novembro e dezembro”, avalia, ressaltando que evitem passar pela Ponte da Estiva, com cargas acima de 12 toneladas.