Entregou para o Executivo e Legislativo um documento com 80 demandas propostas por 157 entidades
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) realizou no final de semana em Gramado, o 15º Congresso da entidade que reuniu quase 300 lideranças do Estado e discutiu temas relacionados com os obstáculos que precisam ser vencidos para o crescimento econômico.
Na oportunidade entregou para os poderes Executivo e Legislativo um documento com 80 demandas propostas por 157 entidades filiadas colhidas durante este ano, em reuniões do Fórum RS em Transformação.
A entidade pautou estes assuntos para serem discutidos no seu Congresso porque percebeu uma disposição concreta para mudanças estruturais no Estado, lembrou a presidente Simone Leite. Por esta razão a programação do encontro, incluiu a leitura da Carta Aberta ao Rio Grande, formalizando o apoio de classe empresarial ao enfrentamento de problemas históricos que trouxeram a precária situação financeira e econômica do Estado. “Este é o momento”, lembrou a presidente, que leu a Carta.
A pauta e os palestrantes mostraram que chegou o momento do Estado tratar as mudanças para o futuro e melhorar o ambiente para quem investe, produz e empreende para soluções sociais e ambientais pelo crescimento econômico que pode impulsionar a arrecadação pública. “Acreditamos que estamos com uma janela de oportunidades aberta”, enfatizou Simone Leite:
– Temos governos federal e estadual afinados em cortar privilégios para reduzir o peso do Estado, diminuir a burocracia que atrapalha quem produz, valorizar a entrega de resultados nos serviços públicos com as privatizações e concessões.
Para a Federasul, as atitudes que vem sendo observadas pelos governos indicam um norte de responsabilidade com o futuro, a busca de equilíbrio nas contas públicas e da segurança jurídica. Este movimento lembra a presidente, nos sugerem “confiança para termos de volta os investimentos tão necessários para dar suporte ao progresso sustentável”.