Além de Cáren, também assinaram a moção os vereadores Lelinho Lopes, Dajulia e Marlon Monteiro (os três também do PT), Beatriz Souza (PSB) e Nego Zeca (MDB)
A vereadora Cáren Castencio (PT) apresentou hoje (14/06) na Câmara de Vereadores uma moção de apoio à reposição das perdas salariais dos profissionais da educação da rede estadual de ensino.
Os trabalhadores da rede estadual de ensino, conforme a parlamentar, têm “amargado intenso processo de empobrecimento”. Os dados apresentados por Cáren expõem que professores e funcionários de escolas estaduais estão sem qualquer reposição salarial desde novembro de 2014. “Com uma inflação acumulada nesse período, de mais de 44%, na prática esses trabalhadores perderam quase metade de seu poder aquisitivo, isso sem contar, por exemplo, o aumento ainda maior da cesta básica nesse período”, comenta a vereadora. Além disso, com a aprovação de mudanças no plano de carreira promovidas pelo governo de Eduardo Leite, a eliminação de vantagens e a reforma da Previdência colocada em prática pelo governo Bolsonaro agravaram ainda mais a situação.
A moção de apoio ainda menciona os cerca de 60 meses de atrasos e parcelamentos de salário por parte do Governo do Estado, o vale-alimentação e o aumento dos gastos domésticos com as aulas remotas.
Além de Cáren, também assinaram a moção os vereadores Lelinho Lopes, Dajulia e Marlon Monteiro (os três também do PT), Beatriz Souza (PSB) e Nego Zeca (MDB). Protocolada na Câmara, agora a moção deve ser enviada à Assembleia Legislativa do Estado e ao Palácio Piratini.