Política

CANDIOTENSE QUESTIONA: GILDO FEIJÓ SE DESLIGOU DA CRM PARA EXERCER A PREFEITURA INTERINAMENTE?

A dúvida é sobre se o mdebista, no período que esteve interinamente à frente do Executivo, se desligou da CRM.

Por Gente Jornal

22/05/2021 às 15:44:55 - Atualizado há
Folador, Gildo e Paulinho quando da postagem nas redes sociais / Foto: Reprodução/Facebook

Leitor enviou para redação do Gente Jornal documentação extraído do portal da transparência sobre salário recebido pelo vereador mdebista, presidente do Legislativo candiotense Gildo Feijó, por ter assumido interinamente a prefeitura da Capital Nacional do Carvão.

Isto porque o Artigo 38, II, da Constituição Federal estabelece que o servidor público da administração direta, autárquica e funcional investido de prefeito será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

E conforme o questionamento feito, que deve ser encaminhado ao Ministério Público (MP) pelo leitor, o salário no período dos sete dias como prefeito possui o registro de desconto na Câmara de Vereadores, mas no portal da transparência da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), não fica claro se houve ou não desconto.

O fato é desdobramento de postagem levantada através das redes sociais que dizia: "salário de vereador + salário da estatal (onde é concursado) + salário de prefeito (que substituiu)".

Em um dos documentos enviados consta a postagem na página do Facebook da prefeitura "A Prefeitura de Candiota realizou na manhã deste sábado, dia 03 de abril, a cerimônia de transmissão de cargo de prefeito ao presidente da câmara de vereadores de Candiota, vereador Gildo Feijó. O ato aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, na sede do município e, contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, do vice Paulinho Brum e equipe de governo. 

Com agendas de trabalho programadas para as cidades de Porto Alegre, Brasília e Florianópolis, o prefeito e o vice estarão pelo período de cinco dias afastados do município, e por preceito legal, o presidente da Câmara assume o cargo de prefeito a partir da próxima segunda-feira, 05. 

O Gente Jornal tentou contato por telefone e mensagem de texto com Gildo, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa reportagem.

O Gente Jornal está sempre aberto a dar a oportunidade de resposta para quem for citado ou se sentir atingido por algum teor de matéria.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal