A dúvida é sobre se o mdebista, no período que esteve interinamente à frente do Executivo, se desligou da CRM.
Leitor enviou para redação do Gente Jornal documentação extraído do portal da transparência sobre salário recebido pelo vereador mdebista, presidente do Legislativo candiotense Gildo Feijó, por ter assumido interinamente a prefeitura da Capital Nacional do Carvão.
Isto porque o Artigo 38, II, da Constituição Federal estabelece que o servidor público da administração direta, autárquica e funcional investido de prefeito será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.
E conforme o questionamento feito, que deve ser encaminhado ao Ministério Público (MP) pelo leitor, o salário no período dos sete dias como prefeito possui o registro de desconto na Câmara de Vereadores, mas no portal da transparência da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), não fica claro se houve ou não desconto.
O fato é desdobramento de postagem levantada através das redes sociais que dizia: "salário de vereador + salário da estatal (onde é concursado) + salário de prefeito (que substituiu)".
Em um dos documentos enviados consta a postagem na página do Facebook da prefeitura "A Prefeitura de Candiota realizou na manhã deste sábado, dia 03 de abril, a cerimônia de transmissão de cargo de prefeito ao presidente da câmara de vereadores de Candiota, vereador Gildo Feijó. O ato aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, na sede do município e, contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, do vice Paulinho Brum e equipe de governo.
Com agendas de trabalho programadas para as cidades de Porto Alegre, Brasília e Florianópolis, o prefeito e o vice estarão pelo período de cinco dias afastados do município, e por preceito legal, o presidente da Câmara assume o cargo de prefeito a partir da próxima segunda-feira, 05.
O Gente Jornal tentou contato por telefone e mensagem de texto com Gildo, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa reportagem.
O Gente Jornal está sempre aberto a dar a oportunidade de resposta para quem for citado ou se sentir atingido por algum teor de matéria.