Política Privatizações

PERCA DE STATUS DE AGÊNCIA BB DE CANDIOTA É RESULTADO DA AÇÃO PARA PRIVATIZAR ESTATAL

No ano que o Banco do Brasil de Candiota completaria 12 anos perde o status de agência. O que mudou da inauguração no ano de 2009 para essa medida de 2021 são as propostas dos governos federais sobre privatizações.

Por Gente Jornal

18/05/2021 às 12:09:11 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Desde o último dia 5 o Banco do Brasil de Candiota existe dentro do novo modelo implantado pelo governo Bolsonaro deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano. . Em um claro movimento para privatizar o maior banco do país.

A proposta do então presidente do Banco do Brasil André Brandão - que acabou por ele renunciar ao cargo - foi de anunciar em janeiro de 2021 que a instituição fecharia agências e o programa de demissão voluntária, o que desagradou o presidente Jair Bolsonaro. Fato relevante é que Brandão assumiu o banco em setembro de 2020, por indicação do Ministério da Economia do ministro Paulo Guedes que já falou inúmeras vezes sobre privatização.

Saiu Brandão, mas pelo que se vê ficou sua proposta do Banco do Brasil  fechar 361 unidades e abrir PDV para desligar 5 mil. A implementação plena das medidas anunciadas em janeiro é de ocorrer durante o primeiro semestre deste ano. E mais de 200 agências serão convertidas em postos de atendimento

Assim, quando a justificativa para mudanças em estatais por defensores da privatização entra competitividade, eficiência e rentabilidade é porque a intenção é um passo dado para privatizar, quem é o condutor central é o governo e mais ninguém. 

Nota oficial do BB

Conforme comunicado da assessoria de comunicação do Banco do Brasil, a agência candiotense passou a ser uma loja, não tendo apenas atendimento de caixa (guichê) feito fisicamente por uma pessoa. "A loja BB  é uma tipologia inovadora de unidade própria do Banco do Brasil. Opera normalmente com numerário, realizando todas as transações de uma agência, especialmente saques de contas-correntes, poupança e benefícios INSS, além de estar apta a seguir realizando pagamentos, depósitos em dinheiro e negócios, tais como crédito, crédito consignado, abertura de contas, crédito agricola (Pronaf), atendendo programas sociais, dentre outros. Tudo de maneira moderna, por meio de terminais que realizam o depósito de forma imediata (online). Desta forma, os clientes e usuários continuarão sendo atendidos e terão suas demandas e necessidades supridas", assinala a nota enviada pela assessoria.

O atendimento presencial para abertura de contas e demais serviços segue acontecendo, entretando, as transações financeiras, com exceção de troca de cheques são todas feitas nos terminais eletrônicos, que na última semana foram substituidos.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal