Na pauta habilitação de leitos UTI covid-19
O deputado Afonso Hamm esteve em reunião por videoconferência com o assessor especial do Ministério da Saúde, Henrique Pinto, para tratar sobre habilitação de leitos UTI covid-19 nos hospitais do Rio Grande do Sul.
De acordo com o assessor, há expectativa de que os leitos tecnicamente viáveis e cujos processos já foram enviados sejam habilitados, além da prorrogação automática daqueles que já estavam habilitados e que continuam com alta demanda.
Na oportunidade, o parlamentar também solicitou respiradores para atender a alta demanda dos municípios gaúchos, além de medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Responsável pela atenção especializada, a assessora Jardênia Maçal Rosa esclareceu que o Ministério está atuando em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para manutenção do envio de medicamentos e equipamentos de acordo com o consumo médio mensal dos Estados.
Segundo a assessora, conforme a disponibilidade os materiais estão sendo enviados para a Secretaria Estadual de Saúde que faz a distribuição aos municípios e hospitais.