No final da tarde o prefeito, em nota, o prefeito de Candiota buscou se desculpar com a comunidade que ficou chocada com a sua atitude destemperada.
A seca tem tomado proporções graves na região, as poucas chuvas não amenizam o drama do homem do campo que precisa da limpeza dos açudes para os animais beberem. Para se ter um parâmetro quanto as precipitações do hídrico, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), divulgou na quinta-feira (23), “a chuva da noite passada e da madrugada foi bem-vinda, mas ainda insuficiente. A Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 13,5 milímetros. Com esta precipitação, o acumulado do mês de março passa para 63 milímetros, índice ainda bem abaixo da média histórica, que é de 113,5 milímetros”, ou seja o drama persiste.
Em Candiota não é diferente das outras localidades, porém pela relação mantida entre o prefeito e os agricultores problemas mais agudos vistos, por exemplo em cidades como Hulha Negra não eram evidenciados. Isto mudou na tarde de quinta-feira (23), véspera do aniversário de 31 anos de emancipação do município.
Em uma atitude nada republicana, o prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), conforme relato do agricultor Marildo Gonçalves ao Gente Jornal, uma máquina da prefeitura que estava no assentamento João Antônio atendendo uma propriedade, então foi solicitado pelos agricultores do local, para que antes da máquina ser deslocada para o assentamento 8 de agosto contemplasse em torno de 14 famílias que faltam para limpar o açude.
Como era uma determinação, os pequenos agricultores argumentaram direta
mente com Folador que acordou de ir pessoalmente ao local. Porém, para surpresa de todos quem apareceu no encontro foi uma viatura da Brigada Militar para guarnecer o transporte da máquina.
O fato não é dar prioridade ou não ao agendamento de urgência, mas sim bom senso, já que a urgência é de todos. A Brigada Militar realizou o serviço e o fato reflete a necessidade do Governo Folador em executar um trabalho completo na limpeza dos açudes.
Na quinta-feira (23), o prefeito Folador, atendeu uma comitiva de pequenos agricultores do assentamento João Antônio no gabinete da prefeitura para ouvir reinvindicações, mas o chefe do executivo candiotense mais uma vez optando pelo radicalismo e a truculência partiu para cima do grupo, as imagens estão na nossa página do Facebook Gente Jornal.
Resposta de Folador
Em nota Folador externou gratidão as mensagens de apoio recebidas e ao se defender pós confusão em reunião com agricultores. Mas não explicou o motivo que o fez levantar e em dedo em riste ir na direção da pessoa para tirar satisfação.
O prefeito pediu desculpas “por algo que tenha gerado desconforto aos presentes”, e finalizou estar magoado pelas mensagens das redes sociais nada amistosas que recebeu.