Feira terá continuidade neste feriado de carnaval. O evento é realizado pelo SDI e tem parceria com a Associação Amigos da Terra, situada na localidade de Olhos D’água, e tem o apoio da Prefeitura de Hulha Negra e Emater.
A 2ª edição da Feira da Uva realizada pela prefeitura de Bagé, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), conta com a participação de dez produtores e já comercializou cerca de 4,5 toneladas do produto, desde seu inicio em 18 de janeiro. O evento tem parceria com a Associação Amigos da Terra, situada na localidade de Olhos D’água, e tem o apoio da Prefeitura de Hulha Negra e Emater.
A fruta possui o diferencial em sua produção, já que são cultivadas sem agrotóxicos e em seis variedades, uvas Niágara, Rosada, Concórdia, Bordô, Isabel e Violeta. Segundo o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira este é um potencial que deve ser explorado na região. “Nós estamos criando uma nova alternativa para agregar renda, sobretudo às pequenas propriedades que são a grande maioria também na Campanha do RS. Desde a primeira edição vimos a oportunidade de potencializar um produto, que já é referência na produção de vinhos finos, mas que tem nas suas variedades de mesa e para a produção de sucos e geleias grande potencial na região. Queremos expandir a área plantada com essas variedades na região", explica Bayard.
A feira acontece no Largo do Centro Administrativo e na Praça das Carretas. O titular da pasta explica que a exposição acontece diariamente. “Adotamos todas as medidas exigidas pelos protocolos sanitários no combate à Covid-19. Por este motivo disponibilizamos dois locais para a comercialização e um produtor por dia expõe e comercializa seus produtos”, diz.
A feira se estende até o final da safra. Mais informações na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDI, que está localizada no Centro Administrativo – Rua Caetano Gonçalves, 1151, Centro – das 8h às 14h ou pelo telefone 32405186.