Fronteriz@s pretende destacar aspectos simbólicos da integração cultural existentes nessas localidades de fronteira
Neste quarta-feira (03/02), às 19h, acontece o lançamento, nas redes sociais do projeto Fronteriz@s. O propósito da equipe é produzir um longa-metragem, composto por cinco curtas-metragens, documentário e ficção, abordando singularidades culturais da região de fronteira Brasil-Uruguai a partir de cinco sub-regiões escolhidas: Santa Vitória/Chuy, Jaguarão/Río Branco, Pelotas, Bagé e Livramento/Rivera.
A produção dos curtas já estão em andamento a cargo dos diretores e diretoras Adriana Ferreira, Alexandre Mattos, Chico Maximilia, Fabi Ud, Felipe Yurgel e Luiz Alberto Cassol . A realização é da Sociedade Independente Cultural, de Jaguarão. A produção geral é de Ricardo Almeida e a produção executiva de Magnum Patron Sória. A assessoria de comunicação é de Náthaly Weber, da Saia Rodada.
Fronteriz@s pretende destacar aspectos simbólicos da integração cultural existentes nessas localidades de fronteira, como os hibridismos culturais, das culturas tradicionais às manifestações contemporâneas que revelam as vivências e as convivências entre os povos. A sua realização está estimulando uma rede de produtores e produtoras da região, gerando trabalho e renda para artistas, técnicos e agentes culturais, e fomentando a cadeia produtiva do audiovisual nesta região esquecida.
O projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, no Edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.
A live de lançamento terá a participação de diretoras e diretores, batendo um papo sobre as suas produções e essa diversidade cultural nesses territórios. https://www.facebook.com/filmefronterizos/live/
O longa metragem deve ser lançado em abril deste ano. Até lá, o público poderá acompanhar os bastidores e todo o processo de produção nos canais do projeto nas redes sociais.