Política Opinião

Fevereiro estiagem e venda Fase C

Coluna: Bloco de Notas

Por João Mauricio

04/03/2023 às 10:41:21 - Atualizado há

Atos contra a venda da Usina de Candiota

Ao falar desenvolvimento regional e não colocar como protagonista o carvão mineral e por conseguinte as usinas já existentes UTE Pampa Sul e Fase C, ambas em Candiota comete um grave erro que possui duras consequências econômicas que recai em todas as cidades da região.

Por tal importância, o movimento para a Eletrobras não vender a Usina de Candiota (Fase C), tem de ser intenso com a participação popular e muito bem articulado com o governo federal para que não ocorra. Vale lembrar que o Grupo Eletrobras foi privatizado e, que técnicos do consórcio de investidores para compra da Usina já estiveram vistoriando as instalações do complexo. O Sindicato dos Eletricitários (Senergisul) tem feito às devidas mobilizações contrárias ao desmembramento do complexo, como também que volte a ser público.



Decreto de Emergência e seus desdobramentos

Deu muito que falar o prazo do Decreto de Emergência devido à estiagem em Bagé. É óbvio que as redes sociais são condutor frenético de opiniões e especulações. Tanto foi a repercussão negativa que a Defesa Civil de Bagé emitiu nota informando que cumpre todas as etapas necessárias antes de solicitar o Decreto de Emergência devido à estiagem. “Para que o documento seja redigido, precisamos de laudos técnicos da Assistência Social, Embrapa, Emater, Inmet e DAEB. Somente após todos os documentos é que é feito o pedido do Decreto de Emergência para o prefeito”, esclareceram.

Seja como for o fato que fica é que a Defesa Civil ao dar sua versão sobre a demora na entrega do documento replicou o interesse da comunidade em saber o que as entidades citadas tem a dizer sobre a forte responsabilidade a elas atribuídas pela nota divulgada.

Quem te viu, quem te vê / Folador 1

Uma das coisas que mais chamou a atenção do bloquinho foi da comitiva de ministros do governo federal desembarcar na quinta-feira (23) em Hulha Negra e não em Candiota, isto porque as últimas administrações petistas gozavam de grande prestigio em Brasília.

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), abriu esta porta e pelo andar da carruagem também foi o que fechou, claro isto se ele se reeleger. Por outro lado o ex-prefeito petista Adriano dos Santos em todo o evento esteve sempre bem a vontade com a companheirada da capital federal.

Quem te viu, quem te vê / Folador 2

Aliás, Folador vai ter que se reinventar para conseguir algum espaço em Brasília para poder transitar como antigamente. Afinal, foi ele quem largou o verbo contra os petistas, inclusive faixas do movimento popular 'vacina no braço' foram tiradas a porretadas.

Quem te viu, quem te vê / Folador 3

Já pensou ele ter de explicar aos ex companheiros de Brasília o que ele quis dizer com “Agora ando ao lado de pessoas do bem”. Ah, e claro o movimento bolsonarista de 7 de setembro que também foi amplamente apoiado em Candiota.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal