Política Julgamento

Marcado para segunda-feira o julgamento do deputado Lara

Desembargadores vão analisar ação do MP sobre coação de servidores e uso da máquina pública para campanha eleitoral

Por Gente Jornal

14/10/2019 às 17:18:44 - Atualizado há
Foto: Reprodução AL/RS

Agora a pouco a Gaúcha/ZH do Grupo RBS noticiou que o TRE julga o presidente da Assembleia Legislativa do RS deputado estadual Luiz Augusto Lara (PTB), na próxima segunda-feira, a partir das 13h30.

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irão julgar se Lara cometeu abuso de poder político, econômico e de autoridade na eleição do ano passado, quando foi eleito para o sexto mandato consecutivo.

O prefeito afastado Divaldo Lara também é réu em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por suspeita de coagir servidores e usar a máquina do município em favor da campanha do deputado. Ambos negam as acusações.

O julgamento foi incluído na pauta do TRE nesta segunda-feira após 10 meses de tramitação do processo na Corte. Na ação, o MPE apresenta depoimentos de testemunhas, atos oficiais do prefeito, áudios de conversas via WhatsApp e interceptações telefônicas para sustentar que a dupla "ofendeu de morte os princípios da administração pública", colocando em "risco a própria lisura do pleito".

Ao final de 61 páginas, o procurador federal Luiz Carlos Weber pede a cassação do mandato do Lara e a inelegibilidade dele e de Divaldo por oito anos.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal