Docente do Senac Tech fala sobre legislação da tecnologia
Por volta de 1930 foram desenvolvidas espécies de drones (veículo aéreo não tripulado) que eram controlados via rádio, os quais foram utilizados e aprimorados durante a Segunda Guerra Mundial. Em torno dos anos 50, durante a Guerra Fria, alguns foram construídos exclusivamente com objetivo de espionagem. Em 1960, os EUA passaram a realizar testes com os equipamentos e em 1973, admitiram a utilização dos mesmos. Ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu e atualmente já existem drones que podem voar sozinhos seguindo a programação feita previamente pelo piloto.
Atualmente no mundo todo, as áreas de atuação que utilizam drones cresce a cada dia, visto que os mesmos estão se popularizando como uma ferramenta de trabalho extremamente poderosa, ainda mais quando associados à softwares de última geração, que fornecem informações cruciais para diferentes operações.
No Brasil, segundo o docente do curso de Pilotagem de Drones com Filmagens e Fotografias Aéreas do Senac Tech, Rodrigo Felipe Wiebbelling, existem três mercados em que o uso de drones é extremamente popular. "Um desses mercados é o audiovisual, por permitir um novo ponto de vista de toda e qualquer situação, que antes só era possível através de um helicóptero e de maneira limitada, devido às limitações de altura de voo do mesmo", explica o docente.
Outro mercado muito popular é a agricultura, onde a tecnologia é muito utilizada para otimizar plantações e diminuir custos. "Somente 1% de redução nos custos da agricultura, pode representar milhares de reais no mês. Por isso, são utilizados os drones multi espectrais, para avaliar a saúde da plantação e localizar pragas, permitindo um controle melhor do uso de agrotóxicos", esclarece Rodrigo.
O terceiro mercado muito movimentado é a área de mapeamento aéreo de alta precisão. Porém, diariamente surgem novas tecnologias, invenções e experimentos, e, com o auxílio de variados modelos de drones, novos mercados estão ganhando força e inovando em diversas áreas e setores.
Os drones já mudaram a forma das pessoas de verem a vida, uma vez que puderam conferir os lugares de cima, no céu. Mas é necessário ficar atento a legislação para manuseio dos equipamentos. "Existem leis para uso de drones? Sim, mas nenhuma é aplicada na hora da compra. Diferente de um carro, você não precisa de habilitação, mas é necessário efetuar os registros necessários nos órgãos competentes. Comprar um drone e sair utilizando ele sem os devidos registros é contra a lei. É de extrema importância sempre atentar para a legislação vigente no país na hora da compra de um drone", esclarece o docente.