Rural 107ª Expofeira

Embrapa e Prefeitura de Bagé formalizam parceria para o desenvolvimento da pecuária leiteira

Tecnologias de manejo de pastagem são também destaques da Embrapa Pecuária Sul que estarão expostas até o dia 13 de outubro na Expofeira

Por Gente Jornal

09/10/2019 às 13:07:33 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A Embrapa e a Prefeitura de Bagé assinam protocolo de intenções para implantação de unidade demonstrativa do Programa Balde Cheio. A cerimônia acontece na sexta-feira (11) às 20h30, no estande do Núcleo de Criadores de Jersey, durante a 107ª Expofeira de Bagé.

A medida visa impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na Região da Campanha

Balde Cheio

O programa que já vem sendo implantando em diversas cidades gaúchas – é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, com uso de tecnologias adaptadas às propriedades, visando a evolução dos índices técnicos e econômicos.

Mais sobre o Programa Balde Cheio no site da Embrapa www.embrapa.br/balde-cheio

As pastagens

Quem estiver visitando ou expondo na Expofeira poderá ir ao estande da Embrapa e conhecer novidades em relação às técnicas de manejo de pastagem, além das cultivares forrageiras lançadas recentemente.

Pasto sobre Pasto

O conceito Pasto sobre Pasto também é um dos destaques da Embrapa na exposição. A estratégia, basicamente, trata de sobrepor plantas forrageiras de diferentes espécies, cultivares e ciclos de crescimento, sem que se remova uma para implantar a outra e sem que ocorra prejuízo ao desenvolvimento das plantas consorciadas. Também estará disponível uma publicação recém lançada sobre o tema.

Expoaula

Nesta edição, o Expoaula, projeto organizado pela Urcamp e pela Associação Rural de Bagé e que deve contar com a participação de cerca de dois mil estudantes, tem como foco o tema “Imagem da Pecuária”.

Cristina Genro conta que a proposta é fazer os alunos compreenderam porque os bovinos emitem metano e como o manejo do pasto afeta nessas emissões. “Montamos uma apresentação com atividade prática para os alunos interagirem e testar o conhecimento durante as explicações”, diz Cristina.

Pecuária de corte

A Embrapa Pecuária Sul também marca presença no julgamento da raça Brangus. Na pista central (11/10), das 10h às 12h, o pesquisador Joal Leal será o jurado de classificação. Na ocasião, o pesquisador Marcos Yokoo fará palestra sobre a incorporação da informação genômica no melhoramento de bovinos da Raça Brangus no Brasil.

Fonte: Redação / Embrapa
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal