Brasil Alimentação

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA CRITICA GUIA ALIMENTAR, PESQUISADORES REBATEM

Para o Ministério o guia 'impede ampliar a autonomia das escolhas alimentares'

Por Gente Jornal

21/09/2020 às 17:10:38 - Atualizado há
Imagem captada web

A divulgação, na última quinta-feira (17/09), de uma nota técnica do Ministério da Agricultura pedindo a revisão do reconhecido Guia Alimentar para a População Brasileira nada mais é, para profissionais da área, que a tentativa de alteração nega evidências científicas em relação ao consumo de ultraprocessados e também os impactos ambientais que acarreta.

De acordo com o ministério, a revisão precisa ouvir a indústria de alimentos. A nota também pede o fim da classificação que se refere à redução de alimentos ultraprocessados, descritos no Guia Alimentar. A nota foi enviada ao Ministério da Saúde, responsável pelo projeto.

O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) publicou posicionamento contra a nota técnica do Ministério da Agricultura. O órgão científico é criador da classificação NOVA e ajudou na elaboração do Guia Alimentar.

Especialistas se dizem surpreendidos com a interferência do Ministério da Agricultura sobre um assunto sanitário, lembram ainda que órgãos internacionais e outros países adotam os padrões do guia brasileiro.

“O Guia Alimentar é uma diretriz oficial do governo brasileiro, emitido pelo Ministério da Saúde, para orientar uma alimentação saudável. Quando o Ministério da Agricultura pede uma revisão, com argumentos falaciosos e que negam a ciência parece uma ingerência induzida por conflitos comerciais”, afirmou a professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Patrícia Jaime, em entrevista a Glauco Faria, no Jornal Brasil Atual .

Guia Alimentar

Lançado em 2006, o guia é uma publicação do Ministério da Saúde que traz princípios de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira. Além disso, serve para nortear políticas públicas intersetoriais de segurança alimentar.

Os contrários alegam que o Guia Alimentar é uma imposição do governo federal, que o Estado quer impor à população o que devem comer. Já aconteceram movimentos na tentativa em barrar o guia, mas o Ministério da Saúde, anteriormente, mantinha a postura, mesmo ocorrendo alegação forte de que não houve consulta à indústria, fato este negado pelos defensores que dizem ter sido realizado consultas públicas abertas.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal