Política Conselho Tutelar

A eleita Rafaela Paródes Ortiz fala um pouco sobre sua eleição para o Conselho Tutelar de Candiota

"Desde 2015 quando entrei na Escola Odete e também quando comecei a cursar pedagogia, tive interesse de estar no Conselho", conta

Por Gente Jornal

07/10/2019 às 18:40:16 - Atualizado há
Foto: Arquivo pessoal

Quem conhece um pouco Candiota sabe que não foi surpresa alguma a votação obtida por Rafaela Paródes Ortiz, 29, a tornando conselheira eleita mais jovem, casada, mãe de um menino de nove anos, mulher, trabalhadora e uma liderança da comunidade desde adolescência.

Rafaela conta ao GenteJornal que sua experiência com criança começou aos 15 anos, no seu primeiro emprego. E sua passagem de dois anos de monitora na escola Odete, unidos aos dois anos na Câmara de Vereadores como assessora foi fundamental para possuir condições de disputar uma das cinco vagas para o Conselho Tutelar, “Trabalhamos com leis, e o Conselho precisa ter entendimento, pois trabalha junto com o legislativo, executivo e judiciário”, salienta.

A jovem conselheira eleita projeta a formatura em pedagogia, ainda este ano. “Desde 2015 quando entrei na Escola Odete e também quando comecei a cursar pedagogia, tive interesse de estar no Conselho, pois tenho vários questionamentos quanto ao papel deste tão importante órgão, percebo que pode fazer além do que é feito, principalmente um trabalho de prevenção”, explica e defende que no seu entendimento é fundamental entrar para lutar por políticas públicas, zelar pela proteção integral das crianças e adolescentes, além de proteger contra trabalho infantil, discriminação, exploração e violência.

Como proposta, Rafaela fala em estimular outros órgãos ao controle e participação popular,, buscar parcerias para políticas de prevenção e orientação das crianças e adolescentes. “Penso que o Conselho não deve ser apenas um ‘bombeiro’, que fica esperando uma denúncia ou para apagar o fogo, mas sim, um órgão também de conscientização”, afirma.

Em seus agradecimentos  parabenizou aos 27 candidatos que se colocaram a disposição de Candiota no pleito, enviou um obrigado especial ao povo do campo, onde ficou em terceiro lugar com 56 votos, os dois votos em Seival,  21 na Vila Operária e os 94 em Dario Lassance.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal