A biblioteca de rua funciona 24 horas, não tem custo e o objetivo é propiciar a leitura para todos
Da vontade de duas amigas em levar o amor pela literatura fez surgir o Projeto Leitura em Casa na cidade de Candiota. A técnica em administração e se formando em Ciências Contábeis, Márcia Teixeira e Josiane Laner formada em Letras acreditaram ser possível que o hábito da leitura das duas poderia ser passado para outras pessoas.
Para tanto se fazia necessário o acesso ao livro. A forma encontrada foi construir uma casinha com livros armazenados para os interessados terem a possibilidade em ler.
“Esse projeto surgiu de uma vontade minha durante a pandemia e que tinha como meta para 2020”, comemora Márcia ao explicar do projeto se tratar de uma biblioteca de rua, uma casa literária. O convite a Josiane, prontamente aceito, por também ser uma vontade sua fez o sonho das duas se tornar realidade na última quarta-feira (19/08) quando a casinha foi fixada na rua.
A Casa Literária funciona através de doações e é um projeto que visa aproximar comunidade e leitura estar à disposição de todos os cidadãos que conforme Márcia o candiotense já entendeu e por conseguinte várias doações desde ontem já aconteceram.
A casa fica aberta 24 horas e não é recolhida, a pessoa pega o livro, lê no seu tempo, devolve quando acabar a leitura, e se puder faz uma doação de outro livro.
Os livros colocados a disposição foram conforme a preferência literária que contem histórias, que façam o leitor viajar e criar esse gosto pela leitura como elas criaram. Márcia salienta sobre este fato, que já receberam outros tipos de livros ”Todo livro é bem-vindo, mas a nossa preferência é a literatura”, explica sobre o projeto de leitura literária e também de formação de leitor.
Caso queira que algum livro em sua casa circule fale com Márcia ou Josiane pelas redes sociais, o Instagram: @leitura.emcasa