Brasil Privatizações

BOLSONARO SANCIONA LEI QUE PRIVATIZA ÁGUA E VETA INDENIZAÇÃO AO ESTADO CASO HAJA DEVOLUÇÃO DO SERVIÇO

Nove vetos ao todo

Por Gente Jornal

15/07/2020 às 15:46:52 - Atualizado há
Jair Bolsonaro participou por videoconferência /Foto: MATEUS BONOMI / AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA / ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (15/07) o projeto aprovado pelo Congresso que permite a privatização da água no Brasil – que ganhou a alcunha de “novo marco legal do saneamento”. A sanção ocorreu, no entanto, com nove vetos, em evento por videoconferência com outros ministros do governo.

Entre os vetos, Bolsonaro retirou da lei a indenização que as empresas teriam de pagar ao poder público, que ficaria responsável por retomar o serviço caso a concessionária passe por alienação.

Um outro veto ainda retirou a prorrogação dos chamados contratos de programa, celebrados sem concorrência e fechados diretamente entre os titulares dos serviços e as concessionárias, utilizados na prestação de serviços pelas companhias estaduais de saneamento.

A nova lei prevê licitação obrigatória para todos os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos estados e municípios com a participação de empresas públicas e privadas, e acaba com o direito de preferência das companhias estaduais.

Fonte: Revista Fórum
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal