Conforme suas palavras o município sempre buscou a participação da mulher no mercado de trabalho
O coordenador do Sine de Candiota Maicon Borges comemorou em suas plataformas digitais a iniciativa da Copelmi na contratação da mão de obra feminina. Conforme Maicon o fato fez lembrar de todo o processo de trabalho desenvolvido até aqui tanto pelo Sine, como também pela prefeitura da Capital Nacional do Carvão.
“Não conseguimos eliminar o problema do desemprego das mulheres, mas travamos grandes Lutas”, enfatizou e elencou momentos importantes em sua visão para construir uma política no município de valorização da mulher no mercado de trabalho.
Entre estes momentos o coordenador do Sine cita a ‘primeira reunião com a SDEPCI, empresa Chinesa, que conforme suas palavras “Vinda de uma cultura totalmente diferente da nossa... a obra já andava e não Havia uma mulher se quer no canteiro de obras... Depois de uma Reunião com as Chefias da Engie (Marcos Figueira e Equipe) e a SDEPCI (Mr Lee Bem Po) e equipe”, detalhou e complementou que ao final desta reunião onde o objetivo foi procurar mostrar a importância e a qualidade da mão de obra feminina, saíram vitoriosos, isto porque na mesma semana a primeira mecânica era contratada na então obra da UTE Pampa Sul.
“Onde a nossa querida Lu (Luciane Rosso) foi a Pioneira! Em menos de mês tínhamos mais de 100 mulheres na obra!”, comemora aquela conquista e relata que a Cobrazil não só foi a primeira a contratar mão de obra feminina, como foi à empresa que mais teve trabalhadora, além disso, ajudou a formar 220 alunos onde 50% eram mulheres e a maioria delas teve oportunidade de emprego, não só na própria empresa, mas também mais 72 na MANSERV, na Parada de Manutenção da Fase C da CGTEE.
“Tenho cada lembrança destas guardada na memória e no Coração! Agradeço ao Prefeito Adriano Castro Dos Santos por estar ao meu lado nessas Lutas! E deixo aqui meus parabéns às mulheres de Candiota pela Garra e perseverança”, agradeceu e estendeu um agradecimento especial a Lidiane Funari e as meninas que faziam parte do grupo que “Travou essas lutas ao nosso lado, onde muitas não conseguiram emprego pra si própria, mas puderam ajudar outras”, completou.
Maicon frita também que no total foram mais de 300 mulheres na obra da Pampa Sul, mais 72 na Manserv na Cgtee, somando com as outras empresas são mais de 600 trabalhadoras que ingressaram no mercado de trabalho através de ações da Prefeitura e do Sine em parceria com as empresas do município.