Na tarde desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), deu início ao 1º Fórum de Turismo do Pampa, que tem como objetivo discutir, trocar e compartilhar informações e experiências vivenciadas por outras regiões e também pensar em novas ideias para alavancar o tema na Campanha.
Já nas primeiras horas, dezenas de pessoas realizaram o cadastramento para participar do evento, que contou com a presença de diversas autoridades da região, integrantes de associações ligadas ao setor e comunidade em geral interessada no tema.
O prefeito de Bagé, Manoel Machado, destacou que o turismo merece cada vez mais debates pela relevância que tem e que o Governo Municipal trabalha cada vez mais para isso. “O turismo tem recebido a atenção que há muito tempo já deveria ter tido em Bagé. Antigamente, as ações ocorriam de forma lenta, mas em nossa gestão estamos acelerando para recuperar o tempo perdido e dar a devida importância ao assunto”, garantiu o chefe do executivo.
Anacarla Oliveira, titular da Secult, também falou sobre o trabalho desenvolvido pela pasta. “Estamos cientes que estava mais que na hora de fazer uma reflexão sobre o turismo, unindo forças de várias entidades que debatem a assunto para alavancarmos as ações que influenciam diretamente na economia da cidade”, afirmou.
Palestrante na abertura do evento, o prefeito de Gramado, José Alfredo de Castilhos Bertolucci, parabenizou a cidade pela iniciativa. “Acredito que este Fórum promovido pela cidade será um verdadeiro divisor de águas na área do turismo. Visitei diversos locais e penso que Bagé tem diversas ferramentas para atrair turistas para cá, como a parte arquitetônica, a tradição e a culinária”. Durante a palestra, Fedoca, como é conhecido, ilustrou atividades desenvolvidas em Gramado que podem ser utilizadas na Rainha da Fronteira.
O evento segue neste sábado, com a seguinte programação:
08h30 – Apresentação do Projeto Caminhos do Pampa do SEBRAE
Palestrante: Flávia
9h – A importância do Enoturismo na Campanha gaúcha
Palestrantes: Clori Peruzzo – Presidente da Associação dos Vinhos da Campanha e Giovani Perez – Proprietário da Vinícola Batalha.
9h30 – Café Net Working – Turismo Cultural – SESC e Empresários
10h30 Coffe brack com apresentação da Fábrica de gaiteiros
11h – A importância da capacitação no turismo receptivo. Palestrante: Lenora Horn Schneider –
Vice presidente da ABBTUR Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo.
11h30 – Panorama sobre a produção de azeite de oliva na região do Pampa Gaúcho
Palestrantes: Luciane Gomes e Sônia
12h – Encerramento: Almoço Campeiro (por adesão) elaborado pelos alunos do Curso de Turismo Rural do SENAR