O encontro acontece de 26 a 29 de novembro. Nesta edição, um novo formato é proposto para a cidade, quando a programação contempla painéis, workshop universitário e seminário técnico
Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Manoel Machado anunciou, através de uma coletiva de imprensa, a realização da 3ª edição do Concurso Sul – Americano de Azeites de Oliva Extravirgem – Sudoliva, na cidade de Bagé. O evento premia o melhor azeite de oliva produzido na América Latina e pela primeira vez é realizado no Brasil.
O prefeito ressaltou a importância da cidade em receber um evento tão importante. “O município realizará todos os esforços para que o evento seja um sucesso e nossa cidade mostre ao mundo o potencial para desenvolver e incentivar a cultura do azeite de oliva”, disse. O gestor ressaltou também a importância histórica que o cultivo de oliveiras. O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo Furtado, explicou que o evento acontece com o objetivo de unir os povos em torno da olivicultura. “As oliveiras, por representar a paz, vem ao encontro do nosso objetivo de unir e aproximar o cultivo de uma espécie tão diversificada. Nosso clima é quase que inóspito para o cultivo, porém estas oliveiras que estão nas praças, são cultivadas com alto potencial para reprodução e transformadas em variedades produtivas para o agricultor local. Um desafio da Embrapa e Ministério da Agricultura”, explica Furtado.
O Sudoliva é um evento que representa os produtores de azeite dos cinco países do hemisfério sul (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Peru). O encontro acontece de 26 a 29 de novembro. Nesta edição, um novo formato é proposto para a cidade, quando a programação contempla painéis, workshop universitário e seminário técnico, onde o foco será a estabilidade produtiva.
A programação inicia na segunda-feira (25), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Na terça-feira (26), em Bagé, acontece a abertura oficial com a palestra do Jorge Pereira sobre o acordo comercial Mercosul / União Europeia e os efeitos sobre o comércio do azeite na América do Sul. Na quarta-feira (27), acontece o concurso, nas dependências da Unipampa e o Workshop, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. Na sexta-feira (29), ocorreu o seminário Internacional com o maior geneticista de oliveiras do mundo, dr. Antônio Cordeiro, que debaterá a instabilidade produtiva da oliveira.
O evento é patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em conjunto com as universidades da cidade e com o apoio principal da Prefeitura de Bagé.
Participaram da coletiva, além do chefe do executivo e Furtado, o representante do; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira; Secretário de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho, a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Oliveira; as representantes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Eliane Silveira e Miriane Azevedo; pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Samuel Felix; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Luciane Gomes e pessoas ligadas ao Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Ideau) e entidades como a Emater, dentre outros.