O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem, por ano, aproximadamente 40 mil pessoas
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído no dia 25 de setembro. Na semana da data, diversas atividades são realizadas em todo o Brasil, com o objetivo de desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
Em Bagé, não foi diferente. A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) realizou programação voltada para o assunto em parceria com outros órgãos do município.“É importante debater a responsabilidade, bem como a educação no trânsito. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem, por ano, aproximadamente 40 mil pessoas. Dedicamos esta semana para conscientização”, explicou o secretário da pasta, Luís Diego Soares.
Entre as atividades, aconteceram atividades da Educação para o Trânsito (escolinha de trânsito), mini trânsito para as crianças, com orientações dos agentes de trânsito e toda a equipe da SSM, blitz (panfletagem) na Avenida Sete de Setembro e atividades em diferentes escolas.
Neste sábado (28), acontece passeio ciclístico com a Escola General Mallet, a partir das 9h, com saída da escola até ao Parque do Gaúcho. No domingo (29) há participação da corrida da Unimed, a convite da cronometragem.
Redução de vítimas
Bagé tem o menor número de vítimas fatais no trânsito, nos últimos 10 anos. “Até o momento, os números de acidentes com vítimas fatais no trânsito, são os melhores dos últimos 10 anos”, afirma Soares. Ele relata que esses números retratam a importância da fiscalização dos agentes de trânsito. "Muitas vezes a gente vê a reclamação das multas ou de que não se vê os agentes trabalharem, mas eles, junto com a Brigada Militar, trabalham muito para termos um trânsito mais seguro, o esses números reflete”, diz.