A justificativa da Vereadora para esses pedidos foi o fato de que várias pessoas sofreram com alagamentos nos últimos dias, inclusive as ruas do centro da cidade.
Após as últimas chuvas que tiveram grandes volumes, outra preocupação surge em torno da água em Bagé. Dessa vez, o tema aparece no lado oposto: o que falta para que o município tenha capacidade para suportar essas chuvas? Foi com esse pensamento que a vereadora do PSB, Beatriz Souza, decidiu solicitar informações ao Departamento de Água, Esgotos e Arroios de Bagé - DAEB.
Na última segunda-feira (02), foram protocolados três requerimentos que pediam a cópia do plano de drenagem do município, cópia de contratos das empresas terceirizadas e suas finalidades e informações sobre o saneamento básico como: volume de produção mensal de bueiros, plano e cronograma de embueiramento e cópia do controle dos bueiros colocados nos últimos doze anos.
A justificativa da Vereadora para esses pedidos foi o fato de que várias pessoas sofreram com alagamentos nos últimos dias, inclusive as ruas do centro da cidade, e pelos próximos meses, mais chuvas fortes devem acontecer, por isso o município deve estar preparado. “Nós temos o problema da seca, do racionamento, que prejudica famílias e que precisa de solução e, do outro lado, temos problemas de alagamentos quando iniciam os períodos de chuvas, que também devem ser fiscalizados de perto”, explica Beatriz.
A Vereadora também destaca que é importante que os municípios tenham em prontidão planos de drenagem e que o saneamento esteja em dia. “A natureza e o clima estão cada vez mais desestabilizados, temos que ter isso em mente e conhecer melhor quais as precauções que o Departamento de Água e Esgoto tem, para dar condições de vida aos nossos munícipes, mesmo em dias de fortes chuvas”, afirma.