Geral Bagé

Caminho da Luz inaugura Centro de Referência Regional em Autismo

Caberá ao Caminho da Luz a organização estratégica das Redes de Atendimento a pessoas com autismo, com formação e capacitação dentro dos seis municípios de abrangência (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul).

Por Gente Jornal

02/05/2022 às 09:45:04 - Atualizado há

Na tarde de sexta-feira (29) uma nova história começou a ser, oficialmente, escrita dentro do Caminho da Luz. A instituição tornou-se um dos 30 Centros de Referência Regional do programa TEAcolhe, do Governo do Estado, no Rio Grande do Sul. O ato contou com a presença da comunidade, de autoridades, além de uma grande programação que atraiu crianças e adultos com brincadeiras, informação e utilidade pública.

Durante a solenidade, o diretor da Escola de Educação Especial do Caminho da Luz, Edhu Maciel, relatou a trajetória da instituição até a escolha, em edital do Governo do Estado, para tornar-se um Centro Regional no Tratamento do TEA. Houve a exibição de um audiovisual sobre o programa TEAcolhe, além do depoimento do apresentador Marcos Mion - um defensor da causa autista no Brasil.

Caberá ao Caminho da Luz a organização estratégica das Redes de Atendimento a pessoas com autismo, com formação e capacitação dentro dos seis municípios de abrangência (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul). O Centro de Referência Regional do Caminho da Luz está ligado ao Centro Macrorregional, com sede em Pelotas. O objetivo é o fortalecimento e qualificação das equipes das redes locais de assistência social, educação e saúde, não tendo a atribuição de substituir o atendimento dos serviços e equipamentos já existentes.

Na solenidade, a coordenadora do Centro Regional, Melina Gomes, apresentou a equipe de trabalho que irá atuar no local. Ela destaca que a partir de maio vão ocorrer reuniões técnicas com os municípios para a montagem de estratégias visando ao atendimento do público autista.


Trajetória de atuação

O presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos, enfatizou o início de um novo ciclo no trabalho do Caminho da Luz, lembrando desde a trajetória do fundador da instituição, Nei Paiva, há 62 anos, até a seleção técnica realizada pelo Estado para a efetivação do Centro de Referência Regional em Autismo.

"Esta é a primeira de muitas etapas de trabalho que pretendemos realizar ainda este ano, estabelecendo parcerias e novas ações de sustentabilidade para a instituição", reforça Maruri. Ele lembrou que o trabalho para o Centro de Referência iniciou na gestão do ex-presidente Ruibar Freitas. E destacou a presença do presidente da APAE de Bagé, Luís César Silva, parceiro no fortalecimento de ações em defesa das pessoas com deficiência.

Maruri adiantou algumas novidades. Entre elas está o projeto de pintura da fachada do Caminho da Luz. A ideia é que a entrada fique com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

"Também queremos anunciar um convênio com a Unimed, para proporcionar o acesso dos conveniados às terapias horizontais que o Caminho da Luz oferece dentro da instituição", ressaltou.

Outra novidade é o anúncio, previsto para breve, de uma emenda do senador gaúcho Luiz Carlos Heinze (Progressistas) para a construção do Centro de Reciclagem, visando à geração de renda para as famílias dos assistidos. "Será o lixo transformando em renda, numa estrutura que iremos proporcionar e que terá um impacto social muito grande", afirma Marui.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal